Jennifer Jones
Rotary Portugal D1970

Mensagem mensal da Presidente

Jennifer Jones

Presidente, 2022-23

Outubro de 2022

Em agosto, tive o orgulho de visitar o Paquistão e ressalvar a principal meta do Rotary: a erradicação da poliomielite. Foi também uma tremenda oportunidade para dar destaque às profissionais de saúde que estão a desempenhar um papel fundamental na proteção das crianças contra a doença, que pode ser prevenida pela vacina.

Neste mês, ao celebrarmos o Dia Mundial de Combate à Poliomielite, estamos a enfatizar o nosso trabalho com mais de 30 anos para liderar a primeira campanha global de erradicação, assim como o nosso sucesso na formação de parcerias capazes de alcançar essa enorme meta. Todos sabemos que esta é uma das iniciativas de saúde global mais ambiciosas da história, e que reduzimos os casos de poliomielite em mais de 99,9% a nível mundial.

O Paquistão continua a ser um dos dois únicos países onde o vírus selvagem da poliomielite ainda circula (o outro é o seu vizinho, Afeganistão). Pude testemunhar e participar em atividades de vacinação no Paquistão e, logo depois de partir, houve uma campanha monumental de imunização em todo o país, focada em 43 milhões de crianças com menos de 5 anos. Vi o incrível trabalho que os membros do Rotary fazem localmente. Mais de 60% das pessoas que trabalham a administrar vacinas no Paquistão são mulheres que fazem um trabalho incrível ao convencer e ganhar a confiança das mães para que vacinem os seus filhos.

Ao ver tudo isso em primeira mão, pude confirmar que o desejo de acabar com a poliomielite existe em todo o mundo rotário, e estou confiante de que temos a estratégia certa. Os meios de comunicação paquistaneses também deram um grande apoio aos nossos esforços, e isso tem feito a diferença. Neste mês, durante a Cimeira Mundial da Saúde, em Berlim, haverá um momento em que diferentes países assumirão o compromisso de destinar recursos adicionais para financiar as iniciativas mais urgentes de erradicação. Agora, cabe-nos a nós fazer a nossa parte e arrecadar 50 milhões de dólares este ano para obter a equiparação integral de 2:1 da Fundação Bill & Melinda Gates.

Há uma grande razão para mantermos o nosso otimismo em relação à poliomielite, apesar de alguns novos acontecimentos alarmantes que aumentam os riscos. Nos últimos meses, ocorreram novos surtos de poliomielite em Israel, no Reino Unido e, mais recentemente, na região de Nova York, nos Estados Unidos. São histórias assustadoras, mas, em todos os casos, a resposta é clara: as vacinas funcionam. E, se a poliomielite estiver a alastrar-se, precisamos de garantir que as pessoas em maior risco estejam com a sua vacinação em dia.

Acima de tudo, é necessário erradicar o vírus agora. Se a poliomielite existir nalgum lugar, poderá espalhar-se por toda a parte. O que vi no Paquistão convenceu-me de que podemos e devemos terminar o trabalho, mas isso só acontecerá se continuarmos comprometidos com uma estratégia que funciona, a dar o nosso apoio com todos os recursos necessários.

Através do nosso compromisso, generosidade e pura determinação, iremos eliminar a poliomielite.