Rotary Club da Guarda
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira visita Rotary Clube da Guarda e dá entrevista à mais antiga rádio local do país

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970, realizou uma Visita Oficial ao Rotary Club da Guarda, no dia 10 de fevereiro, data da comemoração dos 25º Aniversário do clube beirão.

Após um encontro no Hotel Vanguarda, local habitual das reuniões do clube, José Alberto Oliveira foi recebido nos Paços do Concelho pelo Presidente do Município, Sérgio Costa, de quem recebeu uma estatueta artesanal envolta em cobertor de papa.

José Alberto Oliveira foi recebido nos Paços do Concelho pelo Presidente do Município, Sérgio Costa, de quem recebeu uma estatueta artesanal envolta em cobertor de papa.

Elsa Salzedas, Presidente do Rotary Club da Guarda, salienta a estreita relação existente com a Autarquia, que possibilita uma disponibilidade de parte a parte para a concretização dos vários projetos humanitários na comunidade.

O Governador visitou posteriormente o Marco Rotário, indo de seguida participar numa ação de plantação de árvores promovida pelo Rotary Club da Guarda no Parque da Saúde. Esta iniciativa, que já vai na quarta edição, é supervisionada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e pela Unidade de Saúde Local da Guarda, e pretende plantar espécies autóctones naquele parque da cidade. “Árvore do Governador”, assim ficou a ser chamado o carvalho-negral plantado por José Alberto Oliveira de entre as várias espécies escolhidas para o dia da Visita Oficial. O clube tem promovido também plantações de árvores no Parque Polis, um outro espaço da cidade, com o apoio da Autarquia.

Visita ao Marco Rotário do Rotary Club da Guarda.

José Alberto Oliveira visitou ainda os estúdios da Rádio Altitude, que, com emissões regulares desde 29 julho de 1948, é a rádio local mais antiga de Portugal e uma das pioneiras na Europa. Nas suas instalações prestou uma entrevista e pôde apreciar o precioso acervo desta rádio, que constituiu um património histórico e afetivo de valor inestimável para a própria cidade da Guarda.

Regressada a comitiva ao hotel, José Alberto Oliveira teve oportunidade de conhecer os projetos humanitários do clube durante uma reunião com o Conselho Diretor.

O Rotary Club da Guarda viu depois aumentado o seu quadro associativo para 25 membros, com duas jovens admissões durante o participado jantar sem produtos de origem animal. Desta forma, conforme referiu Elsa Salzedas, de uma forma “saudável e sustentável, contribuiu-se para um planeta melhor” na Visita Oficial do Governador e na comemoração dos 25 anos do clube.

José Alberto Oliveira participou numa ação de plantação de árvores promovida pelo Rotary Club da Guarda no Parque da Saúde.

Relativamente às suas atividades, o clube organizou o mini-curso “Odisseia Genética”, cuja primeira sessão decorreu no dia 26 de novembro de 2022, e que foi orientado por Luísa Mesquita Pereira e Verónica Fernandes, do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S). As sessões, abertas à comunidade, tiveram como temática a Ancestralidade da Espécie Humana, sendo facultada a hipótese de os presentes realizarem testes das suas origens sob supervisão das investigadoras. Os dados recolhidos foram analisados no i3S e comunicados aos participantes, ao mesmo tempo que a investigação no referido instituto da Universidade do Porto saiu enriquecida.

No Âmbito da Frente Rotária Anti-Diabetes, e com o apoio de técnicos da Unidade de Saúde Local da Guarda, o clube promoveu em articulação com as juntas de freguesia locais ações de rastreio e sensibilização para esta doença, bem como de promoção da saúde, como são o caso de caminhadas.

José Alberto Oliveira visitou os estúdios da Rádio Altitude, que, com emissões regulares desde 29 julho de 1948, é a rádio local mais antiga de Portugal e uma das pioneiras na Europa.

No dia 24 de março, o clube irá organizar uma visita à Assembleia da República, onde será recebido e guiado por um dos deputados eleitos pelo círculo eleitoral da Guarda, João Prata, numa deslocação que terá o apoio logístico da Autarquia. Nesse mesmo dia, será assinado um protocolo de cooperação com o Rotary Club Lisboa-Estrela para a concretização de projetos futuros em comum.

Elsa Salzedas classifica a sua presidência à frente do Rotary Club da Guarda como “uma tarefa enriquecedora e prazerosa”, dado o forte “envolvimento com a comunidade”, que tem beneficiado da presença do clube na cidade. Para tal, não é alheio o facto de este se tratar de um grupo “muito unido, coeso e colaborativo, sempre disposto a ajudar”, rematou a Presidente.

Guarda é sede de um município com 40 mil habitantes distribuídos por 43 freguesias, naquela que é a mais elevada cidade de Portugal. Situada no último contraforte norte da Serra da Estrela, goza de um ar historicamente reconhecido pela sua pureza e salubridade, tendo-lhe sido atribuído pela Federação Europeia de Bioclimatismo, o título de primeira “Cidade Bioclimática Ibérica”.

O Rotary Club da Guarda pertence ao Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange cerca de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.