Artigos do Governador 2022/23, Rotary Portugal D1970

Mensagem Mensal do Governador

Água, Saneamento e Higiene

A Assembleia Geral das Nações Unidas considerou, recentemente, que o acesso à água potável e ao saneamento básico são direitos fundamentais para o pleno gozo da vida humana. Ainda assim, perto de mil milhões de pessoas continuam sem acesso a esses direitos nas suas comunidades e mais de dois mil milhões não os tem disponíveis dentro das suas casas. 

É chocante constatarmos que mais da metade da população mundial (seis em cada dez pessoas) não tem acesso a saneamento administrado de forma segura, de acordo com um recente relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela UNICEF, originando centenas de milhares de mortes evitáveis, todos os anos, de adultos e crianças. Desde o início deste milénio que milhões de pessoas passaram a ter acesso a água potável e saneamento sem que esses serviços sejam necessariamente seguros. Em muitas casas, centros de saúde e escolas ainda faltam água limpa e sabão para uma simples lavagem das mãos.

Necessária para beber, cozinhar, limpar e tomar banho, sem água potável os humanos sucumbem a doenças como desidratação, disenteria e cólera. O saneamento, essencial para uma higiene adequada e evitar a propagação de enfermidades, quando precário pode contaminar as fontes de água potável. Além disso, o acesso a água potável e saneamento pode ajudar a melhorar os resultados educacionais, a produtividade económica e a igualdade de género nas comunidades.

A água potável, o saneamento e a higiene em casa não devem ser apenas privilégios de pessoas ricas ou das que vivem em centros urbanos“, disse o Tedros Adhanom Ghebreyesus, Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde. “Estes são alguns dos requisitos mais básicos para a saúde humana, e todos os países têm a responsabilidade de garantir que todas as pessoas possam acessá-los.”

Água segura, saneamento eficaz e higiene são fundamentais para a saúde de cada criança e de cada comunidade, e, portanto, essenciais para a construção de sociedades mais fortes, saudáveis ​​e mais equitativas“, referiu Anthony Lake, ex-director executivo do UNICEF. “À medida que melhoramos esses serviços nas comunidades mais desfavorecidas, e para as crianças mais desfavorecidas, nós conferimos-lhes uma oportunidade mais justa para um futuro melhor.”

O Rotary International trabalha para melhorar o acesso global à água potável e ao saneamento através (1) de parcerias com organizações e governos locais para desenvolver projetos que aumentem o acesso à água potável e ao saneamento em comunidades ao redor do mundo; (2) do apoio aos esforços dos seus membros e outros voluntários que trabalham para melhorar o acesso à água potável e ao saneamento nas suas comunidades locais; (3) do apoio à educação dos cidadãos em todo o mundo sobre a importância da água potável e do saneamento e como eles podem ajudar a melhorar o acesso nas suas próprias comunidades; (4) e da disponibilização de subsídios, através da The Rotary Foundation, e de outros recursos.

Os clubes Rotary de todo o mundo são desafiados a liderarem ou apoiarem projetos que visam o fornecimento de serviços básicos de água e saneamento onde necessário. Isso significa a disponibilização de uma fonte de água potável protegida, onde se pode ter acesso a esse precioso líquido em menos de trinta minutos, e o uso de uma casa de banho melhorada, ou de uma latrina que não seja partilhada com outras famílias, com local para a lavagem das mãos contendo água limpa e sabão.

Imagine um mundo onde todos tem acesso a água potável, saneamento e higiene adequados. Imagine o Rotary.

Imagine o Rotary

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970