Rotary Club de Tondela
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira visita em Tondela clube apostado em fazer nascer Interact Club

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970, realizou uma Visita Oficial ao Rotary Club de Tondela, no dia 30 de novembro.

O Governador foi recebido na Câmara Municipal de Tondela pela Presidente do Município, Fátima Borges, bem como pelo Vice-Presidente João Carlos Antunes, e pelos Vereadores Vera Lúcia Machado e Francisco Fonseca.

Posteriormente, José Alberto Oliveira visitou a ACERT – Associação Cultural e Recreativa de Tondela, instituição criada em 1979 que, nas palavras de João Carlos Mendes, Presidente do Rotary Club de Tondela, “muito enaltece o concelho” com a realização de eventos culturais, sejam de teatro, jazz, ou outras artes performativas.

José Alberto Oliveira teve depois oportunidade de, durante a reunião com o Conselho Diretor, ficar a conhecer melhor o Rotary Club de Tondela, fundado em 2004 e atualmente com 8 membros, e com uma ligação à comunidade traduzida em projetos emblemáticos.

Um desses projetos é a sua Universidade Sénior de Rotary, fundada em 2005, e que surgiu por iniciativa do Clube, em parceria com a Escola Profissional de Tondela. Com um corpo docente voluntário parcialmente proveniente daquela escola profissional, acrescido de professores aposentados ou ainda ativos no ensino público, a Universidade Sénior de Rotary de Tondela dá resposta à continuidade da vida ativa com uma oferta curricular desde o Inglês à História, passando pela Culinária ou Artes. Numa parceria com a Casa do Povo de Tondela, surgiu o grupo Cantos & Ditos, que se dedica à poesia e música.

Outro dos projetos ativos no clube rotário de Tondela é o Banco de Cadeiras de Rodas e Camas Articuladas, que conta com um parque de equipamentos disponíveis para ceder à comunidade, nomeadamente às famílias carenciadas.

Na sequência dos grandes incêndios florestais de 2017, em parceria com o cantor Richie Campbell, e através da referenciação por parte da Câmara Municipal de Tondela, o clube rotário tondelense empreendeu uma mobilização no sentido de oferecer máquinas agrícolas, tais como motores de rega e moto-enxadas, a particulares que viram os seus bens destruídos.

Uma das prioridades para este ano rotário é a criação de um Interact Club, em articulação com a Escola Profissional de Tondela, espelhando uma preocupação com os mais jovens e a integração dos mesmos no Movimento Rotário.

João Carlos Mendes, Presidente do Rotary Club de Tondela, deixa, por ocasião da visita de José Alberto Oliveira, a tónica dominante deste clube do concelho beirão: “É um clube que está sempre à procura de ajudar e melhorar a sociedade”, e dá como exemplo as bolsas para o Ensino Superior atribuídas no concelho ou ainda os equipamentos de proteção individual distribuídos por associações locais durante a pandemia por Covid-19.

Tondela é um município do distrito de Viseu, com cerca de 26 mil habitantes, banhado pelo Rio Dinha e enquadrado pela Serra do Caramulo. Destaca-se pelas suas paisagens, produtos regionais e cultura, com os Museus de Arte e Automóvel, no Caramulo, e Terras de Besteiros.

O Rotary Club de Tondela pertence ao Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.