Matosinhos
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira visita em Matosinhos clube a consolidar presença na comunidade

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970, realizou uma Visita Oficial ao Rotary Club de Matosinhos, no dia 17 de janeiro.

O Governador foi recebido pelos membros do Rotary Club de Matosinhos, atualmente com 15 membros, e com uma presença contínua na cidade desde 1954.

Na reunião com o Conselho Diretor do clube desta cidade portuária, José Alberto Oliveira tomou conhecimento de iniciativas anuais levadas a cabo na comunidade, tais como a Gala Solidária de Natal, dedicada cada ano a uma diferente instituição de solidariedade social do concelho. O Rotary Club de Matosinhos organiza, igualmente, eventos solidários por ocasião do seu aniversário e do Rotary International.

Atento à valorização da educação e do conhecimento na cidade, o Rotary Club de Matosinhos atribui anualmente Prémios de Mérito Escolar aos alunos matosinhenses, e promove regularmente reuniões com convidados para discussão de temas de interesse geral e abertas à comunidade.

O Rotary Club de Matosinhos criou em 2007, juntamente com os Rotary Clubs Leça da Palmeira, São Mamede de Infesta e Senhora da Hora, a Universidade Sénior de Rotary de Matosinhos, projeto ao qual se juntou posteriormente o Rotary Club de Leça do Balio. O projeto teve o apoio da Autarquia e do Centro Paroquial de São Pedro de Araújo.

A Visita Oficial do Governador José Alberto Oliveira terminou com uma ação de companheirismo, acompanhada de jantar, durante o qual foi doada uma verba à ALADI – Associação Lavrense de Apoio ao Diminuído Intelectual, uma instituição direcionada para acolher nas respostas sociais de Lar Residencial e Centro de Atividades Ocupacionais pessoas portadoras de incapacidade intelectual com idade igual ou superior a 16 anos.

Manuel António Andrade, Presidente do Rotary Club de Matosinhos, para quem o lema do clube é “dar de si antes de pensar em si”, afirma que o objetivo é aumentar o quadro associativo, manter os projetos históricos do clube e criar um Interact Club e um Rotaract Club, consolidando assim a presença rotária na cidade.

Matosinhos é uma cidade sede do concelho homónimo, limitada a Sul pelo concelho do Porto e a Ocidente pelo Oceano Atlântico. Famosa pelas suas praias, procuradas pelos portuenses, nela se situa o Porto de Leixões, um dos mais importantes do Noroeste Peninsular, plataformas logísticas, indústrias, uma vibrante economia de comércio e serviços, e ainda infraestruturas de lazer.

O Rotary Club de Matosinhos faz parte do Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.