VOG Rotary Club Porto-Oeste
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira no Rotary Club Porto-Oeste, um clube ativo na comunidade ocidental da Cidade Invicta

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970, realizou uma Visita Oficial ao Rotary Club Porto-Oeste, no dia 27 de janeiro, naquele que a Presidente do clube, Ana Mafalda Reis, classificou como um “momento da maior importância”.

O Governador reuniu com o Conselho Diretor deste clube que conta atualmente com 16 membros, e com uma presença ativa na zona ocidental da Cidade Invicta desde 1983.

Durante a reunião, José Alberto Oliveira tomou conhecimento de um projeto do qual, fruto de uma Homenagem a um Profissional, resultou uma Bolsa de Mérito. Esta é apoiada em critérios que vão desde o rendimento escolar até às necessidades económicas, e será atribuída a alunos da Escola Clara de Resende, numa parceria continuada pelo clube com aquela instituição de ensino.

O grupo musical Alma levou mais encanto à noite de companheirismo, que decorreu na Fundação AEP, onde estiveram presentes rotários de vários clubes do Distrito 1970.

Em colaboração com a Junta de Freguesia de Ramalde, numa relação estreitada nos últimos anos, o Rotary Club Porto-Oeste tem apoiado famílias carenciadas daquela zona da cidade. Esta é uma parceria que se prevê continue a dar frutos, no sentido de aproximar o clube da comunidade e assim melhor serví-la, segundo Ana Mafalda Reis.

A Obra do Frei Gil, fundada em 1942 por Frei Gil Alferes, e que promove o desenvolvimento humanizado das crianças e jovens, bem como o da integração das famílias, é uma das instituições de Ramalde apoiadas pelo Rotary Club Porto-Oeste nas suas ações junto da comunidade.

A visibilidade do clube e das suas atividades fazem parte da estratégia da aproximação à comunidade, que poderá passar pela implantação de um novo Marco Rotário na Freguesia de Ramalde, a somar-se ao da zona do Foco, com o apoio da Junta de Freguesia.

O clube contribui desde há vários anos para projetos KIVA, nesta que é uma plataforma internacional sem fins lucrativos, que permite auxiliar, através de crowdfunding, pessoas sem acesso ao crédito. Desta forma, podem concluir os estudos, criar pequenos negócios, comprar alfaias agrícolas, ou mesmo acorrer a uma emergência.

O canoísta olímpico David Varela (terceiro a partir da esquerda), com quem o Rotary Club Porto-Oeste já organizou atividades desportivas abertas à comunidade, esteve presente na Visita Oficial do Governador.

O Rotary Club Porto-Oeste, que conta com duas geminações, Rotary Club Pozuelo (Espanha) e Rotary Club João Pessoa Norte (Brasil), dinamizou com o clube brasileiro uma angariação de fundos, durante a pandemia por Covid-19. Esta parceria permitiu doar equipamentos de proteção individual a uma instituição humanitária da cidade de João Pessoa.

Esteve presente na Visita Oficial do Governador o atleta olímpico David Varela, canoísta, com quem o clube organizou uma atividade desportiva aberta à comunidade, estando prevista uma nova edição a ser anunciada.

José Alberto Oliveira pôde ainda apreciar os momentos musicais interpretados pelas duas jovens integrantes do grupo Alma, que levaram mais encanto à noite de companheirismo, que decorreu na Fundação AEP, onde estiveram presentes rotários de vários clubes do Distrito 1970.

Ana Mafalda Reis, referindo o dinamismo do clube a que preside durante este ano rotário, não deixou de destacar o empenho de todos os seus membros: “Estamos todos muito focados em levar a nossa missão em frente.”

O Rotary Club Porto-Oeste faz parte do Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no norte e centro de Portugal.