RC Monção
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira faz Visita Oficial do Governador a Monção, onde conhece a Loja do Sol

José Alberto Oliveira deslocou-se ao Alto Minho a 13 de setembro para uma Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Monção.

A Sala da Coca do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) da APPACDM de Monção, completamente equipada com subsídios rotários e fruto de uma longa relação do clube rotário com esta instituição, foi o ponto de encontro para o início da visita. Nesta sala, decorreu a reunião com o Conselho Diretor.

O Governador, José Alberto Oliveira, teve oportunidade de participar em atividades de melhoria da recém inaugurada Loja do Sol, um projeto do Rotaract Club de Monção, cujas receitas revertem na íntegra para o projeto Aldeia Feliz do Distrito 1970, e que visa a construção de seis salas de aulas em Matsinho, Moçambique.

A Sala da Coca, do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) da APPACDM de Monção, foi completamente equipada com subsídios rotários.
Na imagem: Rosalina Gomes (Presidente do RC de Monção), Teresa Passos (Diretora da Delegação de Monção da APPACDM), José Alberto Oliveira e Joaquim Meira (Secretário do RC de Monção).

Convidado pelo Presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, e pelo Vereador João Oliveira, José Alberto Oliveira conheceu o Museu Monção & Memórias, que retrata a história das gentes locais deste município raiano do Alto Minho. O Museu dá relevância a “Monção no Feminino”, uma área onde se destaca o papel da mulher na criação e desenvolvimento do município. No espaço exterior, pode apreciar uma obra de arte da autoria de Bordalo II, a mítica Coca, dragão do imaginário monçanense, feita a partir de objetos descartados no lixo.

Seguiram-se atividades de Companheirismo, nas quais foram distribuídos Laços Verdes como símbolo de esperança e apoio a cuidadores e pessoas com demência, uma iniciativa da Associação dinamicaMENTE, parceira do Rotary Club de Monção, que atua no sentido de criar uma maior sensibilização, consciencialização e redução do estigma em torno da demência.

De realçar o regresso de uma tradição rotária, interrompida pela pandemia de Covid-19, caracterizada pela entrega de flâmulas de clubes rotários visitados na cidade de São Paulo, Brasil, por um membro do Rotary Club de Monção: RC Club São Paulo Vila Mariana, Rotary Club São Paulo Cambuci, Rotary Club São Paulo Avenida Paulista, e Rotary Club São Paulo Liberdade.

José Alberto Oliveira teve oportunidade conhecer a recém inaugurada Loja do Sol, um projeto do Rotaract Club de Monção, cujas receitas revertem na íntegra para o projeto Aldeia Feliz do Distrito 1970, e que visa a construção de seis salas de aulas em Matsinho, Moçambique.
Na imagem: José Alberto Oliveira, Rosalina Gomes, Membros do Rotaract, Cristina Sousa (RC de Monção) e Paula Oliveira (Tesoureira de RC de Monção).

O Rotary Club de Monção, criado a 4 de abril de 1978, destaca-se pelo desenvolvimento do prémio escolar “A Inspiração Conta”, uma evolução das bolsas de mérito escolar, que inova e tenta ir mais além dos critérios tradicionais, ao premiar o espírito de iniciativa dos alunos dos Ensinos Básico e Secundário no seu interesse em participar. Este ano, o prémio versará a temática “Diversidade, Equidade, Inclusão”, e, para os alunos mais velhos, será sugerida a criação de pequenos “vídeos” onde poderão dar largas à sua imaginação.

“É, para mim, uma honra dar continuidade a um legado sólido e consistente que pretende expandir em relevância e reconhecimento, alinhado com o mundo e com uma visão proativa do futuro”, disse Rosalina Gomes, Presidente do Rotary Club de Monção.

“Entendemos que as novas gerações são simultaneamente o presente e futuro, e é, para nós, um privilégio ajudar as novas gerações de líderes a atingirem todo o seu potencial por meio da capacitação, da prestação de serviços e de todos os recursos que o Rotary poderá proporcionar”, referiu Rosalina Gomes após relembrar a recente criação do Rotaract Club de Monção.

José Alberto Oliveira, que se declarou entusiasmado com a visita, disse: “É um clube muito dinâmico, com membros jovens, que estão a fazer um trabalho excelente.” Nas suas declarações, salientou igualmente a importância do novo Rotaract Club de Monção, cuja Carta Constitucional assinou durante a visita.

O Distrito 1970, um dos mais de quinhentos em todo o mundo, abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.