VOG Rotary Club da Póvoa de Lanhoso
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira conhece inovadora empresa biotecnológica em Visita Oficial ao RC da Póvoa de Lanhoso

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970, realizou uma Visita Oficial ao Rotary Club da Póvoa de Lanhoso, no dia 13 de dezembro.

A visita a teve início nos Paços do Concelho, onde José Alberto Oliveira foi recebido pelo Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico de Oliveira Castro, e pela Vice-Presidente, Maria de Fátima Moreira, com quem trocou cumprimentos.

José Alberto Oliveira foi recebido pelo Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso
José Alberto Oliveira foi recebido pelo Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico de Oliveira Castro, e pela Vice-Presidente, Maria de Fátima Moreira, com quem trocou cumprimentos.

José Alberto Oliveira visitou, de seguida, a Deifil, uma empresa dedicada à propagação in vitro de plantas cujos sistemas de reprodução sexual não são eficientes ou suficientes para responder à demanda do mercado. A Deifil conta com uma equipa jovem, multidisciplinar, dinâmica e pró-ativa que utiliza a biotecnologia vegetal e suas técnicas de forma pioneira em Portugal, tendo sido estes os fatores que primaram na sua escolha para a visita com o Governador.

Já na sede do Rotary Club da Póvoa de Lanhoso, José Alberto Oliveira teve a oportunidade de reunir com o Conselho Diretor deste clube e ficar a conhecer alguns dos seus projetos mais emblemáticos, como é o caso da Universidade Sénior de Rotary.

Esta instituição, fundada em 2010, promove a formação em áreas tão diversas do saber como a Saúde ou os Primeiros Socorros, a Língua e Cultura Portuguesa ou a História e Património Local, o Inglês e a Informática, sem esquecer a Música, as Danças e a atividade física e o bem estar, com o Yoga e a Hidroginástica. Promove igualmente visitas de estudo, formações e aulas abertas em diversas temáticas, e outras atividades extracurriculares, como os Grupos de Canto ou de Cavaquinhos. A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso disponibiliza as instalações da Universidade Sénior, bem como alguns dos professores, todos voluntários. Existe igualmente uma parceria com a Associação Em Diálogo, de permuta de equipamentos e espaços. No sentido de promover a descentralização da Universidade Sénior de Rotary de Póvoa de Lanhoso, foi criado um polo na Freguesia de Campos, em articulação com a Junta de Freguesia local, que permite aos alunos mais deslocados do centro do concelho assistirem às aulas.

O Rotary Club de Póvoa de Lanhoso, sensível às necessidades da ASSIS – Associação de Solidariedade Social, Integração e Saúde do Norte, IPSS, está em processo de apoio à criação de uma “estufa das sensações” nesta instituição que acolhe e presta apoio a jovens e adultos com deficiência mental. A estufa será um espaço que permitirá aos utentes criarem as suas plantas, desenvolver atividades ou receber amigos e familiares, num ambiente calmo e relaxante.

Na vertente ambiental, o clube minhoto manifestou à Autarquia a sua preocupação com os agentes polinizadores, nomeadamente as abelhas, mostrando a entidade disponibilidade imediata para a plantação de plantas aromáticas com flores de elevado potencial produtor de pólen em rotundas do concelho.

Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior de Rotary da Póvoa de Lanhoso
O Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior de Rotary da Póvoa de Lanhoso animou a Visita Oficial do Governador.

O combate à poliomielite é uma causa abraçada pelo Rotary Club da Póvoa de Lanhoso, que recentemente organizou um jantar frugal a seu favor, bem como promoveu a entrega de um donativo à The Rotary Foundation por ocasião da Visita Oficial do Governador José Alberto Oliveira.

A Presidente do Rotary Club da Póvoa de Lanhoso, Manuela Gonçalves, salientou que, apesar este ser um clube “com poucos membros”, existe a vontade de crescer, com “ambição de dinamizar projetos estruturantes que causem mudanças duradouras em nós mesmos, nas comunidades e no mundo”.

Póvoa de Lanhoso é um concelho do distrito de Braga, com 22 mil habitantes, famoso pelo seu castelo situado no alto do maior monólito de granito da Península Ibérica. Na primavera de 1846, foi na Póvoa de Lanhoso que teve início a Revolta da Maria da Fonte. Partindo duma recusa em aceitar a nova lei de não enterrar os mortos dentro das igrejas, a sublevação conseguiu alastrar ao resto do país, mostrando o descontentamento do povo, e conseguindo provocar a mudança do governo.

O Rotary Club da Póvoa de Lanhoso, fundado em 1996 e atualmente com 18 membros, pertence ao Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.