VOG RC Montemor-o-Velho
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira conhece «clube atento para responder ao que for necessário» em Montemor-o-Velho

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970 do Rotary International, realizou uma Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Montemor-o-Velho, no dia 19 de outubro.

Após uma visita ao Marco Rotário, localizado na zona escolar da vila, famosa pelo castelo medieval, classificado como Monumento Nacional desde 1910, José Alberto Oliveira foi recebido na Câmara Municipal de Montemor-o-Velho pela Vereadora Diana Andrade.

José Alberto Oliveira foi recebido na Câmara Municipal de Montemor-o-Velho pela Vereadora Diana Andrade.

Seguiu-se uma visita à Fábrica de Descasque e Branqueamento de Arroz, Gatões, parte da Cooperativa Agrícola do Concelho de Montemor-o-Velho, onde José Alberto Oliveira pôde tomar contacto com o processo de tratamento e embalamento dos grãos de arroz, de forma a serem consumidos. O arroz é uma cultura com larga história na região do Baixo Mondego, tendo sido a partir da década de 60 do século XX que se tornou a principal produção agrícola desta região.

O Rotary Club de Montemor-o-Velho, que viu a o seu quadro associativo crescer para 16 membros no dia da Visita Oficial do Governador, conta com 19 anos de existência, e deu a conhecer a José Alberto Oliveira alguns dos seus projetos mais representativos.

Este clube conta com uma forte ação junto das escolas do concelho, como enfatizou Augusto Silva, Secretário do Rotary Club de Montemor-o-Velho, e tem um projeto de rastreio visual escolar, atribuindo armações e lentes às crianças mais necessitadas, existindo protocolos com óticas locais.

O clube apoia o plano de mentorias nas escolas locais, sendo atribuídos cheques-prenda aos mentores envolvidos, de forma a encorajar a participação e o espírito solidário entre os alunos. São, igualmente, atribuídos prémios de mérito aos alunos das escolas do concelho.

“O Rotary Club de Montemor-o-Velho está no caminho certo para servir a Comunidade”, disse José Alberto Oliveira após a Visita Oficial do Governador.

Ainda no plano educativo, o Rotary Club de Montemor-o-Velho promove concursos literários, nos quais os alunos do concelho têm a oportunidade de escrever sobre causas ou assuntos do Movimento Rotário, sendo depois avaliados por professores de Português e sob a ótica rotária.

Tal como nas escolas, a saúde visual é igualmente uma prioridade do clube desta vila do Baixo Mondego. O Rotary Clube de Montemor-o-Velho tem um projeto de recolha e reciclagem de óculos usados para recuperação de armações e distribuição por utentes de lares e centros de dia do concelho, promovendo assim a reutilização numa perspetiva solidária.

“O Rotary Club de Montemor-o-Velho está no caminho certo para servir a Comunidade”, disse José Alberto Oliveira após a Visita Oficial do Governador. “É um clube com muitas ligações locais, sabe e percebe as necessidades, e está atento para responder ao que for necessário. Foi uma visita muito agradável”, concluiu.

O Rotary Club de Montemor-o-Velho pertence ao Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.