Dia Mundial das Hepatites
Causas

Dia Mundial das Hepatites comemorado no dia 28 de julho

O Projeto Hepatite Zero do Rotary International visa promover campanhas de sensibilização e testagem, e propõe-se contribuir para a erradicação da hepatite de origem viral até 2030.

A Organização Mundial de Saúde estima que, a nível mundial, morram cerca de 290 mil pessoas por hepatite C por ano. Com o diagnóstico precoce, é possível tratar e curar definitivamente esta doença em mais de 95% dos casos.

A Direção-Geral da Saúde e o Programa Nacional para as Hepatites Virais, através do seu diretor Rui Tato Marinho, irão realizar um evento comemorativo do Dia Mundial das Hepatites, que decorrerá no dia 28 de julho de 2022, a partir das 10h00, nos Paços do Concelho de Lisboa.

Este evento constituirá uma excelente oportunidade para a apresentação e discussão do Relatório do Programa Nacional para as Hepatites Virais – 2022, que abordará o estado da arte das hepatites virais em Portugal, em matéria de vigilância epidemiológica, dados sobre prevenção, rastreios e tratamentos, assim como as orientações programáticas para o próximo triénio 2022-2024.

Devido à limitação da capacidade da sala este evento terá transmissão em direto no canal YouTube. Para aceder ao evento clique aqui.

Para todos os que puderem assistir on-line, será uma excelente oportunidade para conhecerem melhor o que está a ser realizado nesta vertente, e disporem de mais informação para melhor participarem no projeto do Rotary: Hepatite Zero.

Em 2010, a Organização Mundial de Saúde escolheu o dia 28 de julho para comemorar o Dia Mundial das Hepatites, coincidente com o aniversário de Baruch Blumberg, Prémio Nobel da Medicina em 1976 pela identificação do vírus da hepatite B.