Dia Mundial da Diabetes
Rotary Portugal D1970

Dia Mundial da Diabetes assinalado pelo Rotary Club Porto-Foz com rastreios e sensibilização

O Rotary Club Porto-Foz, em articulação com a Ordem dos Enfermeiros – Secção Norte, a União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde e a União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, promoveu uma Iniciativa de Rastreio e Informação sobre o Dia da Diabetes, no dia 14 de novembro, na Junta de Freguesia de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Polo da Foz, e no dia 15, no Salão Nobre de Lordelo do Ouro.

As sessões, que contaram com uma participação expressiva, demonstraram a importância de não se deixar de prestar atenção para esta “doença silenciosa” que afecta mais de um milhão de portugueses.

Para além de esclarecimentos sobre a diabetes, foram realizadas avaliações do risco, tendo em conta a atividade física e a alimentação, bem como rastreios e aconselhamento à comunidade.

O Dia Mundial da Diabetes é assinalado a 14 de novembro desde 1991, e tem como objetivo chamar a atenção dos cidadãos e governantes para a problemática desta doença. Esta data foi escolhida por ser o aniversário de Frederick Banting, o médico Canadiano que juntamente com o seu colega, Charles Best, conduziu as experiências que levaram à descoberta da Insulina em 1921.