Leça da Palmeira
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira em Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Leça da Palmeira

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970, realizou uma Visita Oficial ao Rotary Club de Leça da Palmeira, no dia 29 de novembro.

O Governador começou por visitar as instalações do Estabelecimento Prisional Feminino de Santa Cruz do Bispo, com o qual o Rotary Club de Leça da Palmeira colabora ativamente no apoio às reclusas, ao oferecer kits com vestuário e alcofas a grávidas, bem como brinquedos às crianças que vivem com as suas mães. Este estabelecimento, construído de raiz, permite adotar soluções que vêm ao encontro das necessidades atuais do sistema prisional tais como celas para mães com crianças, creche e quartos para visitas conjugais.

José Alberto Oliveira visitou posteriormente a ALADI – Associação Lavrense de Apoio ao Diminuído Intelectual, uma IPSS com mais de 30 anos de experiência no apoio e valorização de cidadãos portadores de deficiência intelectual, com o intuito de melhorar a sua qualidade de vida. A sua intervenção está direcionada para acolher nas respostas sociais de Lar Residencial e Centro de Atividades Ocupacionais a pessoas portadoras de incapacidade intelectual com idade igual ou superior a 16 anos. A parceria do Rotary Club de Leça da Palmeira com esta instituição tem-se traduzido em apoios solidários.

A reunião com o Conselho Diretor foi a oportunidade para José Alberto Oliveira conhecer as atividades do Rotary Club de Leça da Palmeira, um clube fundado em 1990 e atualmente com 12 membros.

O clube, claramente vocacionado para o serviço à comunidade, tem um programa de parceria com a Teach for Portugal, de acompanhamento de crianças desmotivadas nas escolas, com formadores especializados. A Teach for Portugal é uma organização portuguesa sem fins lucrativos que pertence à rede internacional Teach For All, e que tem como objetivo diminuir a desigualdade educativa e proporcionar às crianças de meios mais desfavorecidos a oportunidade de atingirem o seu máximo potencial, colocando-as num caminho de oportunidades que trará impacto nas suas vidas a curto prazo e nas escolhas que farão para o futuro.

Igualmente no âmbito da educação, o Rotary Club de Leça apoia com uma bolsa de estudo a formação de um estudante na Universidade Católica da Guiné-Bissau. Para o mesmo país africano, foi enviado apoio em material médico, num projeto que será retomado proximamente.

A aproximação e abertura à comunidade são prioritárias no clube, com a organização de palestras temáticas, como por exemplo sobre questões ambientais, desportivas, ou de proteção civil, e ainda a realização de eventos solidários, como um espetáculo de fados a ser concretizado ainda durante este ano rotário.

Jorge Magalhães, Presidente do Rotary Club de Leça da Palmeira, em declarações ao Distrito 1970, mostrou-se confiante com a atividade do clube e dos seus membros: “Apesar de sermos um clube pequeno, estamos ativos”, disse por ocasião da visita de José Alberto Oliveira.

Leça da Palmeira, atualmente na União de Freguesias de Matosinhos e Leça, é parte da cidade de Matosinhos, distrito do Porto. No seu território ficam estruturas importantes para a economia nacional, como o Porto de Leixões, a Exponor, e a antiga refinaria da Petrogal, que será convertida num campus de inovação. Conta com vasto património, como o Farol da Boa Nova, o segundo mais alto do país, a Casa de Chá da Boa Nova e a Piscina das Marés, ambas projetas por Álvaro Siza Vieira, ou ainda o Parque Municipal da Quinta da Conceição, uma área de lazer no perímetro do Convento de Nossa Senhora da Conceição da Ordem de São Francisco.

O Rotary Club de Leça da Palmeira pertence ao Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.