Artigos do Governador 2023/24, Rotary Portugal D1970

Carta Mensal do Governador | Setembro 2023

Caros Companheiros e Caros amigos,

Em Rotary o mês de setembro é dedicado à educação básica e alfabetização.

Mais de 775 milhões de pessoas com idade superior a 15 anos são analfabetas, o que  representa 17% da população adulta mundial. 

Aqueles que não sabem ler ou escrever são muito mais propensos a continuar na pobreza, ter mais problemas de saúde e viver isolados num mundo que cada vez mais é global e dependente da utilização da informática e das novas tecnologias. A falta de mão de obra especializada, é considerada como um dos fatores mais decisivos para o retrocesso económico de qualquer país. As estatísticas mais recentes em Portugal, dizem-nos que cerca de 20% da nossa população, é estruturalmente pobre. Estamos assim a falar de cerca de 2 milhões de portugueses.

Segundo um estudo recente relativo ao nosso país, 10% dos filhos de famílias portuguesas consideradas pobres e com poucas qualificações abandonam a escola, sendo que as principais razões para este abandono escolar, estão muito centradas não só na falta de recursos financeiros, mas também na falta de formação académica dos pais.

Mais da metade dos 46 mil Clubes em todo o mundo, com o apoio da nossa Rotary Foundation, dão o contributo que muitos jovens necessitam, através da atribuição de 7,5 milhões de dólares anuais em bolsas de estudo.

Em paralelo, no nosso país, a Fundação Rotária Portuguesa, apoia os nossos clubes rotários na atribuição de bolsas de estudo para jovens economicamente carenciados. A Fundação Rotária Portuguesa concedeu ao longo dos seus 64 anos de existência, mais de 14.000 bolsas de estudo, no montante global da ordem dos 7,9 milhões de euros.

Para além das bolsas de estudo e do apoio à educação básica e alfabetização, os clubes rotários também estão envolvidos em projetos de outras iniciativas educacionais, como programas de alfabetização de adultos, distribuição de materiais educativos, formação a professores, criação de escolas, educação para refugiados, reconhecendo que a educação é a forma mais prática, o caminho mais correto, a ação mais dinâmica para se chegar ao desenvolvimento de uma nação.

Através destes projetos, conseguimos abrir oportunidades e criar esperança no mundo.

Um abraço amigo.
as minhas Saudações rotárias.
Duarte Besteiro.
Governador D1970 | 2023-2024