Artigos do Governador 2023/24, Rotary Portugal D1970

Carta Mensal do Governador | Julho 2023

Caros Companheiros e Caros Amigos,

Iniciamos este novo ano rotário com uma forte e renovada esperança num mundo melhor, sob o tema “Crie Esperança no Mundo”.
Por isso, aos Rotários do Distrito 1970 deixo uma palavra de incentivo e motivação. Os seus Clubes são a célula fundamental da nossa Organização, pois é através deles que a magia de Rotary diariamente acontece.

Aos jovens Rotaract e Interact do nosso distrito, uma palavra de muito apreço e confiança. Estou certo que durante os próximos 12 meses, iremos ter muito trabalho para, em equipa, levarmos a cabo muitos dos vossos projetos, objetivos e ambições.
E há tanto para fazer neste nosso planeta, a começar pela Saúde Materno Infantil, onde a assistência a mães e filhos é uma das principais causas do Rotary.

O Rotary proporciona o acesso a assistência médica a mães e filhos em condições vulneráveis, para que possam ser mais saudáveis e desta forma, possam prolongar a sua vida em condições mais dignas e com mais qualidade.

Estima-se que cerca de 5,9 milhões de crianças menores de cinco anos morrem anualmente devido a falta de assistência médica, desnutrição e condições precárias de saneamento e que a cada 2 minutos uma mulher morre de causas relacionadas com gravidez e partos.

No entanto, cerca de 80% dos óbitos maternos podem ser prevenidos por meio da saúde reprodutiva e com o cuidado dispensado por profissionais treinados. Os projetos rotários proporcionam o acesso a imunização, kits de parto, clínicas móveis e apoio geral.
Com os projetos focados na saúde materno-infantil, os rotários de todo o mundo estão comprometidos a alcançar a terceira meta dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Milénio: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

Ainda recentemente na Convenção Internacional de Rotary em Melbourne, Austrália, o Rotary disponibilizou um subsídio de grande escala no valor de 2 milhões de dólares para a luta contra o cancro do colo do útero no Egipto.

Com esta ação Rotary pretende vacinar mais de 30.000 meninas, fornecer exames de cancro para 10.000 mulheres e lançar uma campanha de consciencialização pública para um universo de mais de 4 milhões de pessoas.

Os rotários têm também levado a cabo, há quase 4 décadas, a campanha de vacinação contra a pólio, que contribuiu para que mais de 16 milhões de pessoas não tivessem ficado paralíticas e que tem permitido vir a erradicar progressivamente esta doença. De tal forma que nesta data, apenas se registam casos residuais em alguns poucos locais do mundo fruto de, ao longo destes anos, terem sido administradas vacinas contra a pólio em mais de 2,5 mil milhões de crianças.

É por isso muito importante que todos continuem a fazer doações para a Rotary Foundation, com o nobre objetivo de ajudar a financiar todos estes e outros projetos que procuram melhorar a qualidade de vida das pessoas em todo o mundo.

Votos de um excelente ano rotário 2023-2024.
Saudações rotárias.
Duarte Besteiro.
Governador D1970 | 2023-2024