Rotary Portugal D1970

Secretário Geral de Rotary em entrevista à CNN Portugal

John Hewko, Secretário-geral de Rotary International, em entrevista esta terça-feira, dia 28 de junho, à CNN Portugal, manifestou sentir-se “orgulhoso do que temos feito, enquanto movimento, para ajudar os refugiados ucranianos”.

De visita a Portugal – onde veio conhecer o trabalho do Rotary na ajuda aos refugiados ucranianos – e falando em português no decorrer da entrevista, John Hewko explicou que, na sequência do protocolo assinado com a Plataforma de Apoio aos Refugiados, os clubes rotários portugueses estão a providenciar medicamentos, acolhimento, comida e integração às famílias que fogem da guerra na Ucrânia. “Os clubes rotários portugueses estão a trabalhar de forma dedicada para ajudar os ucranianos”, afirmou.
O Rotary, explicou, está empenhado nesta ajuda, tendo disponibilizado, até à data, mais de 30 milhões de dólares para apoiar o povo ucraniano, seja na Ucrânia, seja nos países nos quais os refugiados procuram abrigo.
Numa vertente mais pessoal, e sendo ele próprio ucraniano, considerou esta guerra “sem justificação” e confessou ser “muito difícil ver o que está a acontecer”.

No dia em que a Constituição da Ucrânia celebra 26 anos, e tendo John Hewko contribuído para a sua redação, afirmou-se agradecido pelo empenho dos ucranianos na defesa da sua soberania e liberdade, bem como dos países que se têm empenhado pela defesa da Ucrânia.