Ponte da Barca
Rotary Portugal D1970

Rotary Club de Ponte da Barca entrega mais de uma tonelada de “Papel por Alimentos”

O Rotary Club de Ponte da Barca entregou no Banco Alimentar Contra a Fome de Viana do Castelo 1200 kg de papel e cerca de 300 kg de cartão no âmbito da campanha “Papel por Alimentos”.

A iniciativa de educação ambiental e cidadania foi dinamizada pela Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca em articulação com o Rotary Club de Ponte da Barca, inserida na campanha “Papel por Alimentos”, promovida pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares.

Esta campanha reveste-se de contornos ambientais e de solidariedade: todo o papel recolhido é convertido em produtos alimentares básicos, por empresas certificadas de recolha e tratamento de resíduos.

Com esta iniciativa, promoveu-se a educação ambiental e a sustentabilidade, para além de se ter valorizado a importância do papel de cada pessoa na sociedade e no mundo e a possibilidade de recuperar e reutilizar coisas que à partida parecem não ter valor.

Com pequenos gestos, foi dado um contributo relevante na luta contra a fome, favorecendo, ao mesmo tempo, a proteção do ambiente e da natureza, assim como a concretização de 5 dos “17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)” que constam da “Agenda 2030” da Organização das Nações Unidas, verdadeiro contrato com “uma lista das coisas a fazer em nome dos povos e do planeta”: erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, cidades e comunidades sustentáveis, produção e consumo responsáveis e parcerias e meios de implementação dos objetivos.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas em 2015, define as prioridades e aspirações do desenvolvimento sustentável global para 2030 e procura mobilizar esforços globais à volta de um conjunto de objetivos e metas comuns.