Caldas das Taipas
Rotary Portugal D1970

Rotary Club de Caldas das Taipas organiza palestra que une a Educação aos valores rotários

O Rotary Club de Caldas das Taipas organiza, a 20 de setembro, a palestra virtual “Dos quatro pilares da Educação para o século XXI aos valores do Rotary”, com José Carvalhido da Ponte.

A promoção desta palestra enquadra-se no mês dedicado pelo Rotary à Educação Básica e Alfabetização, uma área na qual o Rotary Club das Taipas se tem destacado com a realização de concursos literários a nível distrital, com a presença de elementos do Interact e Rotaract como jurados.

Para além do clube organizador, participam nesta palestra, aberta a todos, os clubes parceiros RC Barcelos, RC Braga-Norte, RC Fafe, RC Felgueiras, RC Guimarães, RC Póvoa de Lanhoso e RC Vizela, bem como foram convidados elementos do Distrito 1960 do Rotary International.

Nas palavras de Teresa Portal, Presidente do Rotary Club de Caldas das Taipas, esta não é a primeira vez que o ex-Governador José Carvalhido da Ponte faz palestras para a “família rotária” de Caldas das Taipas.

Teresa Portal, que sintetiza o espírito da iniciativa com “somos Rotary”, destaca o papel da inovação na promoção da Educação e no combate ao analfabetismo funcional. Aliás, identifica este como um dos grandes problemas a combater. “O grande problema que enfrentamos é o analfabetismo funcional. Não basta saber ler”, referiu.

O Apoio à Educação e Alfabetização é uma das causas do Rotary International, e tem como objetivo fortalecer a capacidade das comunidades para apoiar a educação básica e alfabetização, reduzir a disparidade de géneros na área educativa, e aumentar a alfabetização de adultos.