Geminação Rotary Club da Maia com Rotary Club de Luanda Sul
Rotary Portugal D1970

Rotary Club da Maia estabelece geminação com Rotary Club de Luanda Sul

O Rotary Club da Maia estabeleceu uma geminação com o Rotary Club de Luanda Sul, Angola, numa cerimónia que decorreu no dia 23 de março em Talatona, na capital daquele País Africano de Expressão Portuguesa.

Vasco Silva, Vice-Presidente do Rotary Club da Maia em representação do seu Presidente, Gracinha Tavares, Presidente da Comissão das Geminações 2022-2023 do clube, e Murta lá Marta, Presidente do Rotary Club de Luanda Sul.

Estiveram presentes na cerimónia o Vice-Presidente do Rotary Club da Maia, Vasco Silva, em representação do seu Presidente, e Gracinha Tavares, Presidente da Comissão das Geminações 2022-2023 do clube, e, pelo lado do Rotary Club de Luanda, o seu Presidente Murta lá Marta, Luísa Antunes e Quilaco António Pedro.

Previamente à cerimónia, havia sido plantado um embondeiro na Ilha de Mussulo, que ficou conhecido como “Árvore da Geminação”, numa ação acolhida pelos membros do clube angolano Isabel Fontes e Lucas Almeida, com a presença de Gracinha Tavares.

A “Árvore da Geminação”, um embondeiro, foi plantada numa ação acolhida pelos membros do clube angolano Isabel Fontes e Lucas Almeida, com a presença de Gracinha Tavares.

A forma “singela e calorosa”, com “hospitalidade sincera”, como a delegação maiata foi recebida de em Luanda mereceu destaque por parte de Gracinha Tavares, que sentiu “fluir companheirismo e amizade genuínos” nos momentos passados com os seus companheiros de Angola.

Nascida de um desafio lançado pelo Rotary Club de Luanda Sul através de contactos estabelecidos por videoconferência durante a pandemia de covid-19, a geminação entre os dois clubes conta já com a vontade de ambos em realizar projetos conjuntos, conforme concluiu Gracinha Tavares.

Fundado em 1989 e atualmente com 28 membros, o Rotary Club da Maia pertence ao Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.