Jennifer Jones Global Citizen Festival
Causas, Rotary International

Presidente do Rotary, Jennifer Jones, anuncia promessa de doação de 150 milhões de dólares para a erradicação da poliomielite

Durante o Global Citizen Festival, a 24 de setembro, a Presidente do Rotary International, Jennifer Jones, subiu ao palco para destacar o compromisso do Rotary para com a erradicação da poliomielite e anunciar uma promessa de doação adicional de 150 milhões de dólares para esse fim.

Jennifer, que falou para um público de 60.000 pessoas em Nova York e dezenas de milhares que assistiram à transmissão on-line e pela televisão, mencionou o estado de emergência recentemente declarado pelo governador do estado de Nova York para combater o ressurgimento do vírus da poliomielite na região.

Jennifer enfatizou que a poliomielite pode ser evitada através de vacinas e que o vírus selvagem permanece endémico em apenas dois países: Afeganistão e Paquistão. Embora as mulheres que trabalham a administrar as vacinas sejam fundamentais para construir relacionamentos com as mães e vacinar os seus filhos, algumas vezes são ameaçadas e até mesmo atacadas.

No Paquistão, “as agentes de saúde da linha de frente enfrentam riscos todos os dias”, disse Jennifer. “Seguem comprometidas em vacinar todas as crianças contra a poliomielite, mesmo diante dos obstáculos.” O programa de vacinação trabalha com a polícia e o governo locais para garantir a segurança destas profissionais de saúde.

Jennifer falou sobre o efeito da vacinação contra a poliomielite nalguns países afetados pela covid-19. Disse que em 2021, cerca de 25 milhões de crianças não receberam imunizações essenciais. “O mundo fez um progresso significativo no combate à doença, mas precisamos de redobrar os esforços”, disse Jennifer.

A presidente do Rotary, Jennifer Jones, anunciou no Global Citizen Festival, em Nova York, 24 de setembro, o compromisso do Rotary de doar 150 milhões de dólares aos esforços de erradicação da poliomielite.
Fotografia cortesia de David Alexander

As verbas adicionais que a presidente do RI anunciou irão para a Iniciativa Global de Erradicação da Poliomielite, que em agosto disse estar à procura de novos compromissos de doação para a estratégia de erradicação da doença de 2022 a 2026. “Queremos que isso seja o início de um esforço maciço para atingir a meta de 4,8 mil milhões de dólares para a iniciativa”, disse Jennifer.

Os membros do Rotary estão no centro do trabalho mundial para erradicar a poliomielite há mais de três décadas. O Rotary lançou a campanha Polio Plus em 1985 e ajudou a fundar a GPEI em 1988, quando a estimativa era de 350.000 casos de poliomielite por ano em mais de 125 países. Desde então, o número de casos diminuiu em mais de 99,9%, evitando que mais de 20 milhões de pessoas ficassem paralíticas. O Rotary ajudou a imunizar cerca de 3 mil milhões de crianças contra a paralisia infantil, doou mais de 2,6 mil milhões de dólares à causa e ajudou na obtenção de mais de 10 mil milhões de dólares em doações de governos.

O Global Citizen Festival, uma celebração anual de música, pede que líderes mundiais acabem com a pobreza extrema, tomem medidas contra as mudanças climáticas, empoderem meninas e mulheres, e eliminem barreiras sistemáticas. O festival deste ano, realizado em Nova York, EUA, e em Acra, Gana, pediu para os líderes globais investirem 600 milhões de dólares no futuro de mulheres e meninas, reduzirem o défice de 10 mil milhões de dólares para combater mudanças climáticas e fornecerem 500 milhões de dólares para ajudar os agricultores em África a responder à crise de fome global.

O evento em Nova York foi apresentado por Priyanka Chopra Jonas, atriz e embaixadora do Global Citizen, e contou com apresentações dos Metallica, Charlie Puth, Jonas Brothers, Måneskin, Mariah Carey, Mickey Guyton, Rosalía, Angelique Kidjo e Billy Porter. Outras celebridades que participaram como apresentadores do programa incluem Amber Ruffin, Bill Nye, Connie Britton, Katie Couric, Tamron Hall, Katie Holmes e outros.

Segundo o Global Citizen, desde o primeiro evento, em 2012, mais de 41 mil milhões de dólares foram doados e usados em benefício de mais de 1,1 mil milhões de pessoas.

Priyanka Chopra Jonas pediu que as pessoas se envolvam: “Cidadãos globais, usem a vossa voz para nos ajudar a pedir que governos, empresas e outros líderes se juntem a nós e se comprometam a doar valores ambiciosos à Cimeira Mundial da Saúde, em outubro, para acabar com a poliomielite para sempre.”

O Rotary trabalha com o Global Citizen há mais de uma década, principalmente no que diz respeito ao esforço para erradicar a poliomielite mundialmente. No evento do ano passado, realizado em Paris, França, Jennifer anunciou uma promessa de doação de 97 milhões de dólares para projetos sustentáveis. No evento de 2012, em Nova York, o secretário-geral e CEO do Rotary, John Hewko, anunciou o compromisso do Rotary de doar 75 milhões de dólares à erradicação da poliomielite. O Rotary e o Global Citizen também se ligam em Convenções do Rotary International, reuniões dos Chefes de Governo da Commonwealth, eventos de promoção da erradicação da poliomielite e anúncios de doações ao esforço para eliminar a doença.

Adaptado de Rotary International