Meatless Monday
Rotaract

Rotaract promove alimentação saudável e amiga do planeta

O Rotaract do Distrito aliou-se à iniciativa “Meatless Monday”, com a qual irá trazer uma nova receita vegetariana/vegana todas as semanas através das redes sociais.

Alexandra Cardoso, Representante Distrital do Rotaract, afirmou que a iniciativa surgiu após um workshop de sustentabilidade organizado pelo Rotaract Universidade do Porto no qual foi abordada a questão do impacto ambiental da indústria da carne.

Estando o consumo diário de carne associado às alterações climáticas, desflorestação, declínio de espécies, escassez de água e destruição do solo, o Distrito 1970 do Rotaract, sabendo que uma dieta baseada maioritariamente em vegetais é uma forma de ajudar a combater estes problemas, irá publicar receitas semanalmente, às segundas-feiras, convidando todos a juntarem-se à iniciativa.

“O objetivo é promover um consumo mais consciente de produtos animais e realçar o impacto ambiental da indústria da carne e da pesca, bem como outras associadas a estas. Através da partilha de receitas vegetarianas ou veganas todas as segundas-feiras, elaboradas por profissionais da nutrição, pretendemos desmitificar alguns preconceitos sobre estes tipos de alimentação, demonstrando que podem ser tão saudáveis, substanciais e deliciosos como uma alimentação convencional”, declarou Alexandra Cardoso.

Guia de Sustentabilidade
Alexandra Cardoso revelou que a Comissão de Ambiente do Distrito 1970 do Rotaract está a trabalhar num Guia de Sustentabilidade que irá ajudar todos os companheiros a fazer escolhas mais amigas do planeta.

A Representante Distrital salientou ainda que o objetivo desta iniciativa não é afirmar que apenas uma alimentação vegetariana ou vegana podem ser saudáveis ou sustentáveis, aconselhando a visita ao médico ou nutricionista para quem sofre de certas condições de saúde relacionadas com a alimentação antes de aderir à iniciativa.

Uma vez que a mudança de hábitos alimentares não é a única forma de contribuir para um mundo mais sustentável, Alexandra Cardoso revelou que a Comissão de Ambiente do Distrito 1970 do Rotaract está a trabalhar num Guia de Sustentabilidade que irá ajudar todos os companheiros a fazer escolhas mais amigas do planeta.

O Rotaract é um programa internacional de jovens cujo objetivo é, sobretudo, o desenvolvimento da capacidade de liderança e do sentido de responsabilidade profissional e social dos seus membros tendo em vista melhores relações entre os povos através da amizade e prestação de serviços. O Distrito 1970 do Rotaract, criado em 1983, está presente no Norte e Centro de Portugal.

#meatlessmondayd1970 #meatlessmonday