Rotary Club da Régua
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira visita na Régua clube que soube ser inovador

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970, viajou até ao Alto Douro para realizar uma Visita Oficial ao Rotary Club da Régua, no dia 22 de novembro.

Universidade Sénior de Rotary da Régua
A visita teve início com uma deslocação às instalações da Universidade Sénior de Rotary da Régua, onde José Alberto Oliveira surpreendeu uma turma em plenas aulas, e pôde testemunhar o trabalho desta instituição fundada em 2011.

A visita teve início com uma deslocação às instalações da Universidade Sénior de Rotary da Régua, onde José Alberto Oliveira surpreendeu uma turma em plena aula, e pôde testemunhar o trabalho desta instituição fundada em 2011. Com uma oferta formativa que abrange desde as Artes às Línguas, passando pela História e Informática, sem esquecer a prática de Atividade Física, a Universidade Sénior funciona em instalações cedidas pela Câmara Municipal de Peso da Régua, com a qual o clube tem relações estreitas. As suas valências vão muito além da formação, com grupo de teatro, coro, e outros, passando também por um papel que visa manter a intervenção social da comunidade ao longo da vida.

De seguida, José Alberto Oliveira visitou a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Rodo, que tem formado “excelentes profissionais” na região, nas palavras de António Sousa Pereira, Presidente do Rotary Club da Régua. Esta Escola Profissional, com raízes nos setores agrícola e vitícola, teve a sua origem há mais de 50 anos com a Secção Técnica da Escola Técnica da Régua, e, após várias designações e transformações ao longo do tempo, veio dar origem a uma escola cuja oferta formativa passa por diversas áreas da Hotelaria e Turismo, Bem-Estar, Saúde e Termalismo, Apoio Psicossocial, áreas técnicas como as Instalações Elétricas, sem esquecer as raízes, a Vitivinícola. Possui uma exploração vitícola, que, em plena produção, atinge as 50 toneladas de uvas. Foi servido um Porto de Honra.

José Alberto Oliveira teve oportunidade de, durante a reunião com o Conselho Diretor, ficar a conhecer melhor o Rotary Club da Régua, fundado em 1984, e, desde o dia da Visita Oficial do Governador, com 20 membros.

Uma das áreas que ficou a conhecer é o trabalho em rede com outros clubes, como por exemplo o Rotary Club de Lamego – com o qual foi apoiada a construção de duas salas numa escola em São Tomé e Príncipe – e o Rotary Club de Vila Real.

Ativa há vários anos, é a sua parceria com os Bombeiros Voluntários de Peso da Régua, no âmbito da qual o clube contribui regularmente com donativos monetários que auxiliam esta corporação fundada ainda no século XIX.

José Alberto Oliveira visitou a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Rodo.

Uma outra área de ação serão os futuros prémios de mérito para o Ensino Profissional, a instituir no final do presente ano letivo. Os prémios terão um fator de avaliação simultaneamente curricular e social, de forma a permitir alargar o espetro de atribuição a meios economicamente mais desfavorecidos.

O Rotary Club da Régua, que conseguiu adaptar-se durante a pandemia, soube ser “inovador”, segundo disse ao Distrito 1970 o seu Presidente, António Sousa Pereira. “Nada acontece por acaso, e a mensagem do Senhor Governador, de que devemos refletir a comunidade dentro de cada clube, foram uma lufada de ar fresco. Faz todo o sentido”, disse.

O clube, pioneiro na região na admissão de mulheres – hoje com um quadro associativo equilibrado e representativo –, “está preparado para atender às solicitações”, nomeadamente das IPSS, de quem quer ser “intermediário da solidariedade”. António Sousa Pereira define a vivência no clube rotário duriense como “companheirismo solidário”.

O concelho de Peso da Régua tem cerca de 15 mil habitantes e pertence ao distrito de Vila Real, estando localizado em pleno Alto Douro Vinhateiro.

O Rotary Club da Régua pertence ao Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.