Rotary Club de Vila Nova de Gaia
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira visita clube quinquagenário em Vila Nova de Gaia

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970, realizou uma Visita Oficial ao Rotary Club de Vila Nova de Gaia, no dia 9 de fevereiro.

Após um encontro num hotel da cidade, José Alberto Oliveira e vários elementos do Rotary Club de Vila Nova de Gaia foram visitar dois locais escolhidos por este clube para assinalar com projetos comemorativos o seu 50º Aniversário, completado no dia 13 de janeiro.

Uma das iniciativas contará com a criação de um jardim de 50 árvores, uma por cada ano de existência do clube, na freguesia de Canidelo, junto à Unidade de Saúde Familiar. Um outro projeto será a realização de um mural em grafito, idealizado e pintado por um artista de Gaia, e com uma mensagem que pretende aproximar o Rotary de um público mais jovem, ao mesmo tempo que valoriza uma parte da cidade localizada numa via transversal à Avenida da República.

Para assinalar o seu 50º Aniversário, o Rotary Club de Vila Nova de Gaia irá plantar um jardim na freguesia de Canidelo.

José Alberto Oliveira visitou ainda a escultura comemorativa dos 25 anos do Rotary Club de Vila Nova de Gaia, localizada numa rotunda situada nas proximidades do Jardim de Soares dos Reis.

A Casa dos Rotários, gerida pela Aldeia de Crianças SOS de Gulpilhares, foi o ponto seguinte de paragem do Governador. Esta infraestrutura foi edificada pelo Rotary Club de Vila Nova de Gaia e alberga crianças e jovens que aqui encontram, por decisão judicial, um lugar seguro e acolhedor, “o mais semelhante a uma família”. O clube mantém a sua colaboração com a instituição, ao proporcionar manutenção do espaço e na doação de equipamentos ou mesmo de presentes de Natal. Nessa quadra, as crianças participam nas celebrações organizadas pelo clube.

Já na sede do Rotary Club de Vila Nova de Gaia, José Alberto Oliveira pôde apreciar um valioso acervo de 50 anos de história, e reunir com o Conselho Diretor.

Na sede do Rotary Club de Vila Nova de Gaia, José Alberto Oliveira pôde apreciar um valioso acervo de 50 anos de história, e reunir com o Conselho Diretor.

No jantar que se seguiu, foram admitidas ao clube gaiense três novas companheiras, que, nas palavras da Presidente Inês Ferraz, o vêm enriquecer com a sua juventude, passando aquele a contar com 28 membros.

Manuel Júlio Santos, membro do clube, foi homenageado por empregar dedicação e disponibilidade ao acompanhar e pertencer ao Quadro Diretor do Boletim do Rotary Club de Vila Nova de Gaia, o mais antigo do país com edição ininterrupta.

Houve ainda lugar para a atuação do Coro do Rotary Club de Vila Nova de Gaia, que conta com elementos rotários e não rotários, que animaram a noite.

Este clube tem mantido relações próximas com instituições de solidariedade social, como é o caso da Casa do Bom Samaritano, cujo principal objetivo é o acolhimento de raparigas e mulheres com deficiência mental, ou a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo – Norte. Neste último caso, os apoios revestiram-se já no equipamento de um ginásio e de uma cozinha, ou ainda em material terapêutico, e constitui um projeto que a Presidente Inês Ferraz caracterizou como sendo de continuidade. O clube mantém-se igualmente atento às necessidades que surjam de outras organizações de cariz humanitário, ao colaborar na compra de equipamentos e na manutenção de infraestruturas.

Em parceria com uma outra instituição e gerido por esta, a Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Gaia, o clube mantém um Banco de Material Ortopédico e Camas Articuladas, que disponibiliza este género de equipamento à comunidade do concelho desde 1998. A Santa Casa da Misericórdia, bem como a Cruz Vermelha Portuguesa, serão homenageadas numa Gala de Música Solidária no dia 24 de março, cujas receitas reverterão para estas duas organizações humanitárias.

Atuação do Coro do Rotary Club de Vila Nova de Gaia, que conta com elementos rotários e não rotários.

Para junho, está prevista uma ação que irá incentivar a doação de, no mínimo, 15 centímetros de cabelo para a criação de próteses capilares. A iniciativa, que contará com o apoio da Casa da Amizade e dos Rotaract e Interact Clubs de Vila Nova de Gaia, apoiará uma associação ainda a designar vocacionada ao suporte a doentes. Inês Ferraz indica que para participar nesta ação apenas é necessária generosidade, e “dar de si antes de pensar em si”.

A Sharing Box é uma iniciativa do Rotary Club de Vila Nova de Gaia que será reavivada nos tempos próximos após uma interrupção. Baseado nas redes sociais, é criado um grupo de partilha tendo em vista a economia circular, a partir do qual, após as necessidades reveladas pelos utilizadores, serão providenciados os bens solicitados.

Já tradicionais no clube são as suas Bolsas Profissionais, provenientes de um fundo criado por antigos membros. Rotativamente, as áreas profissionais a destacar são as dos vários membros criadores do fundo, ao atribuir-se duas bolsas anualmente. Igualmente de destaque são as Bolsas de Mérito Escolar anuais, atribuídas pelo clube a 16 alunos finalistas do Ensino Secundário de todo o concelho.

“Imaginemos o Rotary, concretizemos o Rotary e celebremos o Rotary Club de Vila Nova de Gaia.” Foi assim que Inês Ferraz sintetizou o espírito da sua presidência do clube durante este ano rotário, não sem completar que “o clube só existe se estivermos juntos e felizes”.

Vila Nova de Gaia, com mais de 300 mil habitantes, constitui o terceiro município mais populoso do país e encontra-se na margem esquerda do Rio Douro, defronte à cidade do Porto e com uma extensa linha de costa. Conhecida pelas suas famosas caves de Vinho do Porto, tem uma intensa atividade turística, comercial, de serviços e industrial, sem no entanto deixar de preservar as coletividades e património que tanto caraterizam as suas 15 freguesias.

O Rotary Club de Vila Nova de Gaia pertence ao Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.