Rotary Club de Marco de Canaveses
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira em Marco de Canaveses, onde o Rotary Club está presente “para servir”

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970, realizou uma Visita Oficial ao Rotary Club de Marco de Canaveses, no dia 15 de dezembro.

O Marco Rotário do Rotary Club de Marco de Canaveses, inaugurado por ocasião da fundação do clube, em 2015, e localizado na Avenida dos Bombeiros Voluntários, foi o primeiro ponto de paragem na Visita Oficial do Governador José Alberto Oliveira. Estiveram presentes o Presidente da Junta de Freguesia de Marco e diversos representantes do clube.

A visita prosseguiu nos Paços do Concelho, onde José Alberto Oliveira foi recebido pela Presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Cristina Vieira, com quem trocou cumprimentos. O Rotary Club de Marco de Canaveses presenteou a Presidente do Município com uma placa simbólica evocando a gratidão à Autarquia pelo apoio aos projetos humanitários.

José Alberto Oliveira foi recebido pela Presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Cristina Vieira, com quem trocou cumprimentos. O Rotary Club de Marco de Canaveses presenteou a Presidente do Município com uma placa simbólica evocando a gratidão à Autarquia pelo apoio aos projetos humanitários.

José Alberto Oliveira, já na sede do Rotary Club de Marco de Canaveses, teve oportunidade de reunir com o Conselho Diretor, e tomar conhecimento de alguns dos projetos e prioridades deste clube com 22 membros. Na reunião esteve presente, igualmente, o Vice-Governador Fernando Pires Laranjeira.

O Rotary Club de Marco de Canaveses, após um período em que esteve atento às necessidades da comunidade impostas pela pandemia, durante a qual ofereceu equipamentos informáticos a crianças e jovens que lhes permitissem assistir às aulas, reforçou o seu sentido de serviço e abraçou novos projetos.

Um desses projetos passa pela parceria com estabelecimentos de hotelaria e restauração do concelho para a atribuição de bolsas de estudo a alunos do Ensino Superior, num plano para cinco anos.

Em adiantado estado de execução encontra-se um outro projeto, que irá contar em breve com a colaboração dos restantes clubes rotários do Distrito 1970. Com detalhes oportunamente a revelar, segundo o Presidente do Rotary Club de Marco de Canaveses, Emílio Sanhudo, o projeto revestir-se-á de uma publicação escrita e fotográfica que terá o seu foco em referências históricas dos clubes.

Afirmando ser um “clube que está aqui para servir”, Emílio Sanhudo refere que o objetivo para este ano rotário é “reagrupar o clube, sempre no sentido de serviço público para fazer o bem sem olhar a quem”.

Marco de Canaveses é um município do distrito do Porto com 50 mil habitantes, com vasto património como o Convento de Alpendurada, fundado no séc. XI, a Igreja e Mosteiro de Santa Maria de Vila Boa do Bispo, fundado no séc. X, e vestígios arqueológicos que remontam à Idade do Ferro ou ao período romano, como os que podem ser encontrados na Estação Arqueológica de Tongóbriga, uma importante cidade romana, com apogeu nos século I e II, e da qual restam as termas, o fórum, zonas habitacionais e uma necrópole.

O Rotary Club de Marco de Canaveses pertence ao Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.

Atualizado às 14h23 de 18/12/2022 com fotografias enviadas pelo Rotary Club de Marco de Canaveses.