Póvoa de Varzim
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira conhece clube pró-ativo na Póvoa de Varzim

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970, realizou uma Visita Oficial ao Rotary Club da Póvoa de Varzim, no dia 28 de novembro.

A Visita Oficial do Governador teve início com uma visita à Universidade Sénior do Rotary Club da Póvoa de Varzim, fundada em 2007 e com uma oferta curricular que dinamiza “culturalmente, intelectualmente e até profissionalmente” as pessoas que atingem a idade da reforma e sentem que podem ter uma parte ativa na sociedade, segundo a Presidente do clube poveiro, Maria José Regufe. Igualmente com valências extra-curriculares, como o Grupo de Pedestrianismo, o Grupo Coral, ou o Grupo de Cantigas Regionais, contribui para a promoção de um elevado grau de autonomia, ao mesmo tempo que se apresenta como um espaço de companheirismo. A Universidade Sénior do Rotary Club da Póvoa de Varzim faculta ainda acompanhamento psicológico quando tal se revele necessário.

José Alberto Oliveira teve, posteriormente, a oportunidade de visitar a Ourivesaria Tavares, uma casa centenária na emblemática Rua da Junqueira, dedicada ao fabrico e comércio de peças de joalharia de elevada qualidade, e que sempre manteve o caráter familiar.

O Rotary Club da Póvoa de Varzim promove regularmente atividades de proximidade com a comunidade, como palestras e atividades culturais, tais como um concerto com o pianista Raúl da Costa, que teve a lotação esgotada e cuja receita reverteu a favor do combate à poliomielite.

Maria José Regufe, Presidente de um “clube pró-ativo e preocupado com os princípios fundamentais constantes na Declaração Universal dos Direitos Humanos”, salienta a atenção que o clube está neste momento a dar à excisão genital feminina, que classifica como uma “violação dos Direitos Humanos e da Criança”.

“Somos um clube sempre direcionado para a comunidade”, concluiu Maria José Regufe, sem esquecer de agradecer a colaboração da Escola Superior de Hotelaria e Turismo na organização do convívio entre os presentes e o Governador nesta sua Visita Oficial ao Rotary Club da Póvoa de Varzim.

Póvoa de Varzim é uma cidade do distrito do Porto com cerca de 64 mil habitantes, reconhecida como estância balnear pela beleza das suas praias, com tradição cultural própria e tecido empresarial significativo.

O Rotary Club da Póvoa de Varzim, fundado em 1964 e atualmente com 23 membros, pertence ao Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.

Fotografia: Câmara Municipal da Póvoa de Varzim