Rotary, Rotary International, Rotary Portugal D1970

Estabelecimento de relações rotárias formais entre Portugal e Nepal em Reunião Online Histórica

No passado dia 24 de janeiro, marcou-se um momento histórico nas relações rotárias, com a realização de uma reunião online que uniu os Distritos Rotários 1960 e 1970, de Portugal, e 3292, do Nepal – Butão. Durante este encontro, foram formalmente estabelecidas relações rotárias entre os dois países, dando origem à constituição de duas Comissões Inter-Países (CIP), Portugal – Nepal e Nepal – Portugal.

A liderança da CIP Portugal – Nepal ficará a cargo do Companheiro José Alberto Pereira, membro distinto do Rotary Clube de Santarém. Por sua vez, a CIP Nepal – Portugal será liderada pelo Companheiro Bishnu Hari Dahal, pertencente ao Rotary Club of Matribhumi Baluwatar.

Um ponto relevante que fundamenta esta iniciativa é a presença de mais de 30.000 nepaleses a residir em Portugal. Assim, a ação da CIP Portugal – Nepal concentrar-se-á no apoio a esta comunidade, em colaboração estreita com os Clubes Rotários e as autoridades oficiais. Além disso, pretende-se facilitar intercâmbios de jovens rotários e estudantes, estabelecendo parcerias com universidades portuguesas e nepalesas. A CIP manifesta-se como um espaço dinâmico e participativo, aberto a todos os interessados.

Num desenvolvimento promissor, o Nepal está prestes a inaugurar uma embaixada em Portugal. A CIP Portugal – Nepal almeja estabelecer uma colaboração frutífera com esta representação diplomática, visando fortalecer as relações entre os dois países em diversas áreas.

Esta iniciativa representa um marco significativo no fortalecimento dos laços entre Portugal e Nepal, impulsionando a colaboração rotária para além das fronteiras e promovendo a compreensão e amizade entre as duas nações.