Rotary Portugal D1970

Duarte Besteiro quer “criar esperança em nós, para sermos capazes de a transmitir aos outros”

A cidade de Vila Nova de Gaia, que será também a anfitriã da 41ª Conferência Distrital, em Maio de 2024, acolheu a cerimónia de transmissão de mandatos do Distrito 1970, na qual Duarte Besteiro iniciou as suas funções de Governador para o Ano Rotário de 2023-2024.

Pedro Summavielle, Duarte Besteiro e Sérgio Carvalho

O novo ano rotário teve início no passado dia 1 de julho sob o tema “Crie Esperança no Mundo”. A cerimónia, que aconteceu no Hotel Hilton Porto Gaia, reuniu vários membros do Rotary, bem como convidados especiais e autoridades locais. O clima de entusiasmo e partilha era evidente, enquanto os membros do Rotary expressavam o seu apoio e confiança no Governador Duarte Besteiro para liderar o Distrito 1970 nos próximos 12 meses.

Durante o evento Duarte Besteiro deu a conhecer um pouco do que pretende deste ano rotário salientando que o lema rotário é inspirador, acreditando que é preciso “criar esperança em nós mesmos, para depois sermos capazes de transmitir a todos aqueles cuja palavra Rotary significa esperança.”

O governador lembrou ainda a estreita ligação necessária com os mais jovens – Rotaract e Interact – reforçando a importância de “formar líderes do futuro”. É para Duarte Besteiro fulcral apoiar e envolver as novas gerações no quotidiano do Rotary, lembrando que a equipa distrital tem várias gerações a trabalhar em conjunto. Só assim é possível garantir a “continuidade no nosso distrito, ao mesmo tempo que damos o nosso contributo para a formação de futuros líderes”.

O novo governador tem vários objetivos para este ano rotário, salientando aqui a importância de reter os membros dos clubes para depois ampliar o Quadro Social do Distrito 1970. ” O Rotary deve ser conhecido como uma Organização que cuida tanto dos seus membros, quanto das pessoas que serve “. Para isso, torna-se necessário e fundamental para cada um de nós, criar não só uma cultura de esperança num mundo melhor para todos aqueles que confiam em nós, mas também saber cuidar, saber acolher aqueles que são a nossa segunda família, que estão ao nosso lado, remando no mesmo barco, cuidando dos nossos clubes, que sempre foram e continuarão a ser a razão principal da existência de Rotary. E é por isso, que em Rotary devemos sempre falar no NÓS e não no EU, pois quando falamos no NÓS, envolvemos todos e ao envolvermos todos, estamos a contribuir para a criação nos nossos clubes de uma nova cultura bem mais humanista e acolhedora, onde todos se possam sentir cada vez mais, uma parte integrante da família rotária que é o seu clube.”

Outra das prioridades passa por “estar atento à necessidade da expansão do nosso distrito, onde através de uma estrutura adequada e dimensionada para o efeito, procuraremos novas oportunidades para a criação de novos clubes no Distrito 1970, prioritariamente em zonas onde a presença de Rotary se justifica, mas também em zonas onde a nossa atual presença, justifique um reforço da mesma.”

Por fim, Duarte Besteiro quer apostar na formação dos rotários do Distrito 1970: “sendo a formação rotária uma das lacunas do nosso distrito, é uma das prioridades do próximo ano rotário, avançar com um plano distrital de formação, não só em termos de formação rotária, mas também em termos de liderança. A formação, numa organização humanista como é Rotary, é essencial para compreendermos a sua história, as suas raízes, as suas tradições, os seus valores, visão e essência, que devem ser transmitidos entre os seus associados e suas gerações, características essas que vão definir a identidade dessa organização, neste nosso caso, no país e no mundo. É fundamental conhecer o Passado, para melhor nos adaptarmos ao Presente e planear o Futuro, para podermos evoluir enquadrados nos novos tempos, sem perdermos a nossa identidade, que tão bem nos caracteriza.”

Duarte Besteiro, do Rotary Club de Gaia Sul seguir-se-á, assim, ao ex-governador José Alberto Oliveira, do Rotary Club Braga-Norte, abrindo o horizonte para um ano rotário que irá desenvolver-se sob o tema “Crie esperança no Mundo”.

Duarte António Reis Besteiro pertence ao Rotary Club Gaia-Sul, com a classificação rotária Economia-Administração de empresas. Licenciado em Economia, pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, com inscrição na Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, é fundador e sócio gerente de duas empresas – a LQA Ambiente Lda. e a Duarte Besteiros Lda. –, depois de ter passado por cargos de direção de algumas empresas do sector automóvel. Casado e pai de dois filhos, Duarte Besteiro exerceu, ao longo dos seus anos de vida rotária, vários cargos no clube e no Distrito, nomeadamente como Assistente de Governador, tendo ainda passado pela comissão Distrital na The Rotary Foundation.

Pedro Summavielle e Sérgio Carvalho também tomam posse

Pedro Summavielle e Sérgio Carvalho

Durante o evento, marcado por vários momentos de alegria e sorrisos, os mais jovens também marcaram presença para a sua transmissão de mandatos. No Rotaract, Pedro Summavielle assumiu as funções que durante o ano de 2022/2023 foram desempenhadas por Alexandra Cardoso, do Rotaract Club de Aveiro.

Rotaractista há 4 anos, desde março de 2019, faz parte do Rotaract Universidade do Porto, e faz parte da equipa distrital desde 2020, no ano 2022/2023 é protocolo distrital e do clube, tendo já exercido o cargo de presidente no seu clube. A sua mais valia é o desenvolvimento de companheirismo e organização de eventos. Pedro é também um rotaractista ativo a nível internacional, participando em eventos do Rotaract Europa, a qual pertence.

Nascido em Fafe, a 5 de março de 1996, é licenciado em Ciências da Engenharia Informática e trabalha atualmente como Youth Worker / Coordenador Projetos Erasmus+/Corpo Europeu de Solidariedade. Para o novo ano rotário tem como lema “Give up on me giving up”, nada é impossível com trabalho e dedicação. Entre os seus objetivos está o “desenvolvimento da relação Rotary/Rotaract e o melhoramento do quadro social, tanto com números como formação rotária dos mesmos”.

Pedro diz ainda que quer “aproximar mais o nosso distrito de outros distritos, da nossa zona 20C, e melhorar a participação em eventos internacionais e também fazer eventos em Portugal para esse efeito”.

Já no Interact foi Sérgio Carvalho que assumiu as funções desempenhadas, no ano transacto por Ana Moura, do Interact Club de Arouca .

Como Representante Distrital de Interact do Distrito 1970, terá atenção a quatro áreas principais: Proximidade, Ação, Rigor e Amizade. A importância da proximidade da Representadoria com os clubes é fundamental para o Interact e para o desenvolvimento das atividades e projetos. A Ação será um pilar fundamental nas nossas atividades. Estamos empenhados em apoiar os clubes no planeamento e na realização de projetos. Rigor será uma das nossas principais diretrizes durante o próximo ano rotário, estabelecemos metas claras e definimos indicadores para avaliar o progresso e o impacto das nossas ações. Com um planeamento estratégico e sólido, acompanhamento cuidadoso e análise dos resultados, garantindo que os nossos esforços sejam eficientes e eficazes.