Carta Mensal do Governador | Março 2024
Caros Companheiros e Caros Amigos,
A água é um recurso vital para a vida humana. No entanto, muitas comunidades ao redor do mundo ainda sofrem com a escassez de água potável e a falta de saneamento básico adequado. Essa realidade afeta negativamente a saúde, a educação e o desenvolvimento sócio económico dessas comunidades.
A 28 de Julho de 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas considerou que o acesso à água potável e ao saneamento básico é um direito humano essencial, universal, indispensável à vida com dignidade para o pleno gozo da vida humana e dos demais direitos humanos, manifestando-se inquieta com o facto de cerca de 2,1 mil milhões de pessoas não terem acesso à água potável em casa e mais do dobro de pessoas não têm acesso a saneamento básico, ou seja, cerca de 4,5 mil milhões. Outros estudos indicam ainda que 1,5 milhões de crianças com idade inferior a cinco anos, acabam por falecer anualmente devido a problemas relacionados com a falta de saneamento.
Com a sua ampla rede de voluntários e de recursos, o Rotary faz a diferença nesta causa. Os clubes rotários envolvem-se em projetos de educação em higiene, captação e conservação de água, construção de sistemas de saneamento básico, distribuição de filtros de água, com o objetivo de fazer chegar à população das comunidades mais carenciadas, água limpa e saneamento. Estabelecem parcerias com organizações locais, governos e outras entidades para ampliar o impacto dessas ações.
Alguns bons exemplos de ações rotárias internacionais:
1 – Sanitários nas Filipinas | Rotary Clubs e parceiros construíram 222 sanitários, 6 coletores de água da chuva, 7 estações coletivas para lavagem das mãos e 20 filtros bio areia. O projeto forneceu instalações sanitárias adequadas a mais de 1.000 pessoas e abastecimento regular de água limpa a cerca de 600.
2 – Água para a comunidade em Papua, Nova Guiné | Os Rotary Clubs fizeram parceria com organizações locais para criar um centro de coleta e distribuição de água da chuva para 4.000 pessoas em Papua, Nova Guiné. Eles também elaboraram programas de formação para mulheres da comunidade e estudantes de 35 escolas.
3 – WASH em escolas da Guatemala | Os Rotary Clubs da Guatemala, melhoraram as condições de 1.793 crianças em 10 escolas na cidade de Escuintla, por meio do fornecimento de sanitários, estações para lavagem das mãos, tanques d’água e formação.
4 – Saúde nas Escolas no Líbano | 24 Rotary Clubs do Líbano uniram-se, formaram parcerias com o Governo, com a World Vision, a Unicef e a Cruz Vermelha e desenvolveram um programa que leva água limpa a todas as escolas públicas do país, deixando de lado todas as divisões religiosas, culturais e políticas.
Garantir acesso universal à água potável, saneamento adequado e práticas de higiene é essencial para promover a saúde, erradicar a pobreza e construir comunidades resilientes. Esses temas estão interconectados e demandam esforços colaborativos em níveis local, nacional e global para alcançar mudanças significativas e sustentáveis.
Um abraço amigo.
Saudações rotárias.
Duarte Besteiro.
Governador D1970 | 2023-2024