Carta Mensal do Governador | Fevereiro 2024
Caros Companheiros, Caros amigos,
Vivemos momentos de grande instabilidade mundial, no que diz respeito à Paz.
Esta desempenha um papel crucial na construção de sociedades estáveis e prósperas. A paz não é apenas a ausência de conflito, mas também a presença de justiça, igualdade, respeito pelos direitos humanos e cooperação.
O mês de Fevereiro é o mês dedicado à área de enfoque na consolidação da Paz e Prevenção de Conflitos. Sabemos que as pessoas têm características diferentes, seja em termos comportamentais, seja em valores e ideias. É por isso fundamental que se crie uma cultura de respeito e tolerância.
Na busca incessante para esta cultura da paz mundial, Rotary criou os Centros Rotary pela Paz, no sentido de promoverem a contínua busca pela boa vontade e paz mundial. Estes centros, formam líderes que se tornam mais tarde os nossos embaixadores da paz, prevenção e resolução de conflitos, servindo muitos deles como líderes em organizações internacionais.
Também através do Programa de Intercâmbio de Jovens, Rotary promove a boa vontade internacional e a compreensão cultural, possibilitando que, anualmente, muitos estudantes possam morar e estudar noutros países do mundo.
Uma atenção especial no apoio aos refugiados, no apoio às pessoas vítimas de qualquer tipo de violência, nomeadamente a doméstica, no apoio àqueles que por falta de recursos, ingressam no mundo da criminalidade.
Atualmente, 70 milhões de pessoas estão deslocadas como resultado de conflitos, violência, perseguição e violação de direitos humanos. Metade delas são crianças. Os clubes podem executar projetos de uma forma isolada ou em parceria com organizações locais, com o objetivo de os integrar na nossa comunidade, promovendo por exemplo a obtenção de alojamento, de uma atividade profissional, de uma creche ou de uma escola para os seus filhos.
Igualmente e a nível internacional, Rotary desenvolve nesta matéria, com o apoio da RotaryFoundation, projetos de grande dimensão e de uma forma global que, com as nossas doações, apoia os povos de todo o mundo na resolução de conflitos, tentando minimizar o sofrimento de milhões de pessoas. O recente exemplo da Guerra na Ucrânia, traduz bem a importância deste tema para Rotary, onde os rotários de todo o mundo se uniram para apoiar esta causa.
A paz deve ser construída com o esforço coletivo e requer o compromisso, conscientização e a colaboração de todos os sectores da sociedade, como organizações internacionais, organizações governamentais e não governamentais de cada país e também dos cidadãos comuns. É necessário incentivo ao diálogo, à negociação e à resolução pacífica de conflitos. Investir em educação, direitos humanos e justiça social, é fundamental para criar as bases de uma sociedade pacífica e inclusiva.
E Rotary International demonstra o seu compromisso contínuo no apoio incondicional a esta causa, contribuindo assim para criar uma cultura de esperança em todo o mundo.
Um abraço amigo.
Saudações rotárias.
Duarte Besteiro.
Governador D1970 | 2023-2024