Causas, Rotary Portugal D1970

9ª Regata Solidária do Rotary Club de Aveiro reuniu mais de 60 barcos e quase uma centena de velejadores

No dia 30 de setembro, realizou-se a 9ª Regata Solidária, uma iniciativa do Rotary Club de Aveiro, organizada em colaboração com a Academia de Vela do Sporting Clube de Aveiro. Este evento reuniu mais de 60 barcos distribuídos por 14 classes de vela, contabilizando quase uma centena de velejadores, todos unidos por uma causa solidária.

Esta 9ª Regata Solidária foi mais do que uma competição desportiva; foi um testemunho da união da comunidade local em prol de causas solidárias. O Rotary Club de Aveiro continua a promover a amizade e a solidariedade através de eventos que unem a paixão pela vela com o compromisso com a responsabilidade social.

A competição foi acirrada em várias categorias. Nos Hansas, com 7 barcos do Sporting Clube de Aveiro inscritos, João Gonçalo, José Rui e Ana Margarida Martin subiram ao pódio na categoria 2.3. Na classe 303, Martinho Oliveira/Daniel Correia, André Zuquete/Davis Gonfier e Pedro Coutinho/Gonçalo Reis também conquistaram prémios.

Na classe Optimist, na frota infantil, Pedro Firmeza, do Clube de Vela da Costa Nova, conquistou o primeiro lugar, seguido de Margarida Pomar e André Sá, ambos da Náutica Desportiva Ovarense. Nos Iniciados, Tomás Fonte e Carlos Gonçalves, ambos do Clube de Vela da Costa Nova, lideraram a classificação, com Joana Santos, do Sporting Clube de Aveiro, em terceiro lugar. Nos Juvenis, João Firmeza, Salvador Fonte e Gustavo Capela, todos do Clube de Vela da Costa Nova, partilharam o pódio.

Nas categorias ILCA, Henrique Simões, do Clube de Vela da Costa Nova, foi o vencedor nos Laser 4.7, seguido de Sofia Lau (Clube de Vela da Costa Nova) e Mário Herdeiro (Sporting Clube de Aveiro). Nos Laser Radial, Nuno Simões (Clube de Vela da Costa Nova) ficou em primeiro lugar, com João Neiva e Pedro Cabral, ambos do Sporting Clube de Aveiro, a ocuparem o segundo e o terceiro lugares, respetivamente. No Laser Standart, a categoria ILCA 7, Serafim Gonçalves (Clube Naval Povoense) alcançou o melhor resultado.

Outros vencedores incluíram Afonso Sobral/Rita Marieiro/Gonçalo Mónica (Sporting Clube de Aveiro) na categoria Vouga, Ana Primo/Joana Primo (Sporting Clube de Aveiro) nos 420 e Paulo da Cruz Almeida/Mário Artur Valente, também do Sporting Clube de Aveiro, na categoria Mirror. Os Raquero foram vencidos por Sérgio Lopes/Alexandre Vaz/Manuel Figueiredo/Afonso Freitas/Simão Rodrigues, enquanto no Vaurien, a vitória coube a António Oliveira/Eva Oliveira, ambos do Sporting Clube de Aveiro.

Além das competições, 15 embarcações participaram num passeio de veleiros, acrescentando uma atmosfera de convívio e solidariedade ao evento.