Esposende
Rotary Portugal D1970

Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Esposende, na Foz do Cávado

José Alberto Oliveira realizou, a 27 de setembro, uma Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Esposende, clube que privilegia o trabalho com associações locais.

A receção ao Governador, José Alberto Oliveira, deu-se no Hotel Suave Mar, após a qual se seguiu a apresentação de cumprimentos na Câmara Municipal de Esposende. Tendo sido celebrados, a 19 de agosto, os 450 anos da atribuição da Carta Régia de Esposende por D. Sebastião, seguiu-se uma visita guiada à exposição “D. Sebastião Revisitado – memórias da sala azul”, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Esposende, e com apresentação do Comissário das Comemorações, Penteado Neiva.

Seguiu-se a reunião do Conselho Diretor, durante a qual José Alberto Oliveira ficou a conhecer as iniciativas e ações do clube rotário desta cidade na Foz do Cávado.

O Rotary Clube de Esposende foi fundado em 1978 e conta atualmente com 21 membros, tendo elegido como prioridades as questões sociais da comunidade do concelho.

Existe uma ligação de longa data com com associações locais, como é o caso da Associação Social Cultural e Recreativa de Apúlia, bem como com outras mais recentemente, como a APPACDM, que viu serem-lhe doados equipamentos no último ano.

No domínio do apoio à educação, o clube atribui anualmente 19 bolsas de estudo com o suporte da Fundação Rotária Portuguesa e de donativos anónimos

“O Rotary Club de Esposende privilegia, para além dos valores rotários para os quais todos contribuímos, o companheirismo e as associações com preocupações sociais no concelho”, sintetizou João Nunes, Presidente do Rotary Club de Esposende.

José Alberto Oliveira sublinhou a importância deste clube para as pessoas de Esposende: “Um clube bem consolidado na comunidade, cheio de história e de projetos sociais, onde destaco as 19 bolsas de estudo que entrega anualmente a estudantes locais e os eventos anuais destinados a financiar a luta internacional contra a cegueira evitável.”

O Distrito 1970, um dos mais de quinhentos em todo o mundo, abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.