Universidade Sénior de Rotary de Viseu
Rotary Portugal D1970

Universidade Sénior de Rotary de Viseu serve a Comunidade há 20 anos

A Universidade Sénior de Rotary de Viseu celebrou no dia 28 de outubro o seu 20º aniversário, marcado igualmente pelo arranque do novo ano académico.

Esta instituição, que iniciou a sua atividade em janeiro de 2002, privilegia a qualidade de vida das gerações mais velhas, e abarca áreas curriculares tão diversas como as línguas, a filosofia, a história ou o direito, a informática ou a saúde, sem esquecer as artes e o bem-estar, entre outras. Tem parceria com o Município de Viseu, bem como com o Instituto Politécnico de Viseu e organizações privadas.

Na sessão de abertura do ano académico, foram homenageados os quatro membros fundadores Carlos Alberto Ferreira, representado por Rosinha Silveira e seus filhos Lúcia e Pedro, José Augusto Pereira, Luís Rodrigues e José Amaral Freitas.

Aldina Coimbra Lemos, Presidente do Rotary Club de Viseu, salientou na sua intervenção a forma como há 20 anos a Universidade Sénior de Rotary Club de Viseu – USAVIS engrandece o clube.

As Universidades Sénior de Rotary tiveram a sua origem em Portugal no ano de 1999, seguindo como princípios orientadores os de Rotary International e ainda a matriz humanista e universal da cultura de expressão lusíada. Inserem-se nos programas dos Serviços à Comunidade dos Clubes Rotários e destinam-se a apoiar a população sénior, em regime de voluntariado, nas áreas da educação, formação ao longo da vida, lazer, proporcionando atividades lúdicas e de convívio, cultivando os afetos, combatendo a solidão, dando desta forma, mais sentido à vida.