Ponte de Lima
Rotary Portugal D1970

Universidade Sénior de Rotary de Ponte de Lima abre as portas a todo o concelho limiano

O Rotary Club de Ponte de Lima inaugura a sua Universidade Sénior de Rotary no dia 10 de dezembro, naquela que será a concretização de um projeto pioneiro no concelho minhoto.

A Universidade Sénior de Rotary de Ponte de Lima, que irá funcionar no edifício da antiga Escola da Avenida, “um edifício lindíssimo cedido pela autarquia, com quem temos excelentes relações”, segundo a Diretora de Imagem do Rotary Club de Ponte de Lima, Cristina Cunha, pretende tornar-se num local que fomente o convívio social, o desenvolvimento de conhecimento e a continuação da participação cívica ativa dos cidadãos seniores.

Mais do que um espaço da vila limiana, a Universidade Sénior de Rotary de Ponte de Lima pretende afirmar-se como uma valência de todo o concelho, havendo já uma divulgação alargada nos órgãos de comunicação social locais, nas presidências de junta de freguesia, e nas paróquias, com uma forte adesão da comunidade e um número de interessados significativo.

Contará com um quadro de professores voluntários, maioritariamente no ativo, de “perfil cativante e que imediatamente ficaram entusiasmados com o projeto”, conforme afirmou Cristina Cunha. A oferta curricular abarcará áreas tão diversas como o Inglês ou a Literatura Portuguesa, a História e Atualidade ou as Tradições e Cultura Limianas, as Artes, a Informática e novas Tecnologias, sem esquecer a Atividade Física, incluindo Hidroginástica.

Manuel Abreu, Presidente do Rotary Club de Ponte de Lima, salienta que o Rotary, como movimento de serviço comunitário que é, não poderia deixar de estar presente com este equipamento ímpar num concelho com mais de 40 mil habitantes. “Vai, certamente, ter uma grande prestabilidade aos seniores do nosso concelho”, disse.

As aulas têm início no dia 9 de janeiro de 2023, e as inscrições estão abertas a partir de 22 de novembro em qualquer uma das juntas de freguesia do concelho ou no próprio edifício da Universidade Sénior de Rotary de Ponte de Lima.

As Universidades Sénior de Rotary tiveram a sua origem em Portugal no ano de 1999, seguindo como princípios orientadores os de Rotary International e ainda a matriz humanista e universal da cultura de expressão lusíada. Inserem-se nos programas dos Serviços à Comunidade dos Clubes Rotários e destinam-se a apoiar a população sénior, em regime de voluntariado, nas áreas da educação, formação ao longo da vida, lazer, proporcionando atividades lúdicas e de convívio, cultivando os afetos, combatendo a solidão, dando, desta forma, mais sentido à vida.