Um dia com a Presidente do Rotary International no Rotary Peace Center no Japão
Por Tom Gump
Muito se tem escrito sobre a iniciativa da Presidente do Rotary International, Stephanie Urchick, de utilizar o Plano de Ação do Rotary para expandir a organização. Recentemente, testemunhei outro dos seus principais objetivos em ação – “Cura num Mundo Dividido”, um compromisso com os esforços do Rotary na promoção da paz. Um dado curioso sobre a nossa Presidente é que até ao final do seu mandato, terá visitado todos os Rotary Peace Center no mundo. A sua visita ao Centro Rotary pela Paz na International Christian University (ICU), no Japão, a 11 de dezembro, foi uma experiência inesquecível.
Sessão da Manhã: Faculdade de Artes Liberais da ICU – 9h30
O Diretor do Rotary International, Mick Isao Mizuno, do Japão, organizou o transporte até ao centro. Fomos calorosamente recebidos pelo presidente do centro, Professor Arakaki, pela sua equipa, por um atual Bolseiro Rotary pela Paz e pelo Coordenador da Área de Acolhimento. O Professor Arakaki apresentou-nos a história desta universidade privada e não confessional, fundada em 1949, após a Segunda Guerra Mundial, com o apoio do Príncipe Takamatsu e do General Douglas MacArthur. A ICU foi a primeira faculdade de artes liberais do Japão e, após um rigoroso processo de seleção conduzido pelo conselho do Rotary International, tornou-se um dos Centros Rotary pela Paz e o único na Ásia.
Visita ao Campus – 10h00
Sob um céu azul intenso, iniciámos uma visita guiada pelo campus, liderada pelo Diretor-Adjunto Walter P. Dawson. O campus está situado numa zona florestal, proporcionando uma vista deslumbrante do Monte Fuji a partir do edifício académico mais alto. Estudantes sorridentes passavam por nós de bicicleta. Estar ali transmitia uma sensação de paz. Para mim, é o ambiente perfeito para um centro de paz.
Mas nem sempre foi assim. Antes de ser uma universidade, o local abrigava uma fábrica de montagem de aviões de guerra. É impressionante pensar na transformação da finalidade deste espaço. O nosso guia partilhou que, aquando da fundação da universidade, houve um grande debate sobre se todos os edifícios deveriam ser demolidos ou se alguns deveriam ser preservados e renovados. No final, decidiu-se manter um dos edifícios como memória do passado.
Este edifício, que em tempos teve torres com metralhadoras em cada lado do telhado para proteger a linha de montagem, exibe agora na sua fundação a seguinte inscrição:
“Ele julgará entre as nações e corrigirá muitos povos; eles transformarão as suas espadas em relhas de arado e as suas lanças em foices. Nenhuma nação pegará em armas contra outra, nem aprenderão mais a guerra.” (Isaías 2:4)
Pessoalmente, acredito que foi a decisão certa manter o edifício.
Cerimónia do Chá Japonês – 10h30
Seguindo por um trilho na floresta, chegámos a uma casa tradicional japonesa. Ao tirarmos os sapatos, fomos conduzidos para uma sala com um grande tapete no chão. Representantes do Clube da Cerimónia do Chá da universidade, trajando quimonos tradicionais, serviram-nos chá e uma pequena sobremesa, explicando o significado do ritual.
Apresentação Rotary Peace Fellow – 11h00
Dirigimo-nos a um moderno edifício de vidro e aço, onde nos reunimos com o Rotary Peace Fellows da turma de 2022-23. Entre os 18 bolseiros de 14 países, estavam profissionais das áreas de desenvolvimento internacional, construção da paz, direitos humanos, educação, segurança, artes e justiça social.
Destacaram-se dois testemunhos. O primeiro, de uma mulher afegã forçada a um casamento arranjado ainda jovem, que lutou para aprender a língua e tornou-se professora e diretora. O segundo, de um ex-militar de West Point, agora empenhado na promoção da paz.
Constituição de um novo Clube Rotaract – 12h00
Um dos momentos mais especiais foi a apresentação de um Bolseiro pela Paz da Alemanha, que fundou o Rotaract Club for Peace na ICU. Coincidentemente, o certificado de constituição do clube chegou naquela manhã, permitindo à Presidente Stephanie oficializar a sua criação em pessoa.
Almoço Cultural – 12h30
Seguiu-se um almoço tradicional japonês, oferecido pelo Presidente da Universidade, Shoichiro Iwakiri, no topo do edifício administrativo, com uma vista deslumbrante para o Monte Fuji. Durante a refeição, dois estudantes tocaram harpas tradicionais japonesas. A seguir, tivemos um encontro informal com os Bolseiros pela Paz e uma sessão de fotografias.
Entrevista para a Imprensa – 13h30
Foi organizada uma entrevista virtual entre a Presidente Stephanie e Shigeru Seno, jornalista sénior do Nikkei e Nikkei Asia, o maior jornal financeiro do mundo, com uma circulação diária superior a 1,73 milhões de exemplares. Esta publicação cobre de forma abrangente temas de negócios, política, economia e cultura na Ásia.
A entrevista abordou vários temas, incluindo os planos da Presidente Stephanie para o restante do seu mandato, a sua perspetiva sobre o quão perto estamos de erradicar a pólio, a melhor forma de promover a liderança feminina no Japão, a Conferência Presidencial pela Paz de 2025, que decorrerá de 20 a 22 de fevereiro em Istambul, na Turquia, a importância da adaptação à mudança (um dos pilares do Plano de Ação do Rotary) e as questões em curso no Médio Oriente.
Enquanto ouvíamos, o Diretor Mizuno e eu ficámos inspirados pelas suas respostas e pelas principais mensagens que transmitiu:
- O Rotary é uma organização global de voluntariado, diversa e orientada para o futuro, que realiza o melhor serviço ao mundo.
- As pessoas aderem e permanecem no Rotary porque desejam criar mudanças positivas nas suas comunidades e no mundo.
- Os rotários desenvolvem amizades significativas e crescem profissionalmente através de oportunidades de liderança e de networking.
- O Rotary fez da promoção da paz a pedra angular da sua missão global. Acreditamos que criar sociedades pacíficas, acolhedoras e inclusivas é essencial. Quando promovemos a paz nas nossas comunidades, o impacto é global.
- A atuação do Rotary assenta nas suas sete áreas de enfoque, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Reflexão Final – 15h00
No caminho de regresso a Yokohama, para o 53.º Instituto Rotário, refleti sobre o estado atual do mundo e a sorte de pertencer ao Rotary, uma organização dedicada à promoção da paz positiva.
Tom Gump é ajudante da Presidente do Rotary International para 2024-25 e Diretor do RI indicado. Foi governador do Distrito 5950 (Minnesota, EUA) e pertence ao Rotary Club de Edina/Morningside, Minnesota, EUA. Faz parte da Comissão de Crescimento do Quadro Associativo de RI (2022-25) e desempenhou funções como líder de formação da Assembleia Internacional e Presidente Geral do Instituto Rotário de 2022 para as Zonas 25B e 29.