Rotary, Rotary International

Um ano de escuta, aprendizagem e desapego

Por Selamawit Tezera Chaka, Rotary Club de Addis Ababa, Enderasse, Etiópia

Antes de começar o meu ano como presidente, fiz aos nossos associados uma pergunta simples: O que podemos fazer melhor?

As respostas moldaram todo o nosso ano. Os associados queriam um maior envolvimento, mais flexibilidade, um acompanhamento mais consistente e projetos que criassem um impacto duradouro. A partir desse momento, ouvir deixou de ser apenas um exercício e passou a ser a nossa estratégia de liderança.

Ao longo do ano, introduzimos novas formas de os associados se relacionarem e contribuírem. Lançámos “የእንደራሴዎቹ” para celebrar as histórias dos nossos associados fundadores, criámos “What I Read About Rotary This Week”, introduzimos apresentações sobre as classificações profissionais e estabelecemos o Associado do Trimestre, com um sistema de avaliação transparente baseado no Teste das Quatro Perguntas do Rotary. Estas iniciativas não tinham como objetivo acrescentar atividades ao nosso calendário, mas criar um clube onde os associados se sentissem vistos, ouvidos e valorizados.

Também ouvimos quando os associados pediram maior flexibilidade. Ao introduzirmos assembleias gerais híbridas, reuniões virtuais com o nosso clube parceiro, o Rotary Club de Jabali, no Quénia, e um formato de reuniões mais diversificado, tornámos mais fácil para os associados manterem-se envolvidos, conciliando os seus compromissos profissionais e pessoais. As sessões com oradores convidados, as apresentações de livros e as reuniões conjuntas reforçaram a nossa cultura de aprendizagem, companheirismo e colaboração.

Se há uma conquista da qual me orgulho especialmente, é o nosso investimento na liderança dos jovens.

Este ano, constituímos dois clubes Interact em escolas exclusivamente para raparigas. Mas as cerimónias de constituição foram apenas o início. Criámos uma iniciativa de mentoria que liga as associadas do Interact a jovens profissionais de sucesso, porque a liderança cresce quando os jovens conseguem ver o que é possível alcançar. Por vezes, criar impacto começa por abrir uma porta por onde outra pessoa possa passar.

Nem todas as histórias tiveram um final feliz.

O projeto Zewditu Meshesha, que muitos associados identificaram como a nossa principal prioridade, tornou-se o nosso maior desafio. O que começou com esperança evoluiu para meses de planeamento, avaliações das necessidades e discussões, apenas para ser atrasado por uma burocracia contínua. Acabámos por tomar a difícil decisão de terminar a parceria. Foi dececionante, mas lembrou-me que a liderança também passa por saber quando redirecionar a nossa energia para oportunidades onde seja possível criar um impacto significativo.

Os associados do clube aprendem a realizar reanimação cardiopulmonar (RCP)

Paralelamente aos nossos projetos, concentrámo-nos em reforçar a visibilidade do clube. Através de uma comunicação consistente e da partilha das nossas atividades, a nossa comunidade no LinkedIn cresceu para mais do triplo do tamanho que tinha no ano anterior. A visibilidade não se trata apenas de reconhecimento. Ajuda as pessoas a descobrir o Rotary, a compreender o nosso impacto e a encontrar oportunidades para servir. Outro marco importante foi a assinatura de um Acordo de Clube Irmão com o Rotary Club de Jabali, depois de anos de amizade e colaboração.

Olhando para trás, também me orgulho de termos integrado quatro novos associados, o nosso maior número de admissões dos últimos anos, mantendo simultaneamente uma forte retenção. O crescimento não se resume a números. Trata-se de criar um ambiente onde as pessoas queiram pertencer, contribuir e liderar.

Nada disto aconteceu por causa de uma só pessoa. Foi possível graças a um incrível conselho diretor, a associados dedicados, a presidentes anteriores que nos apoiaram, a parceiros e amigos que generosamente partilharam o seu tempo, as suas ideias e o seu compromisso. Continuo especialmente grata ao Dr. Abel, ao Dr. Binyam, ao Dr. Mulugeta, à Dra. Lieliena, a Beckam e a Niud, bem como aos nossos antigos presidentes, Nebiyu, Abiy e Samrawit, cujo incentivo e apoio fortaleceram o clube ao longo do ano.

Ao concluir o meu ano como presidente e preparar-me para assumir as funções de presidente da Comissão de Estratégia, Planeamento e Desempenho do Distrito 9216, fico com uma apreciação mais profunda do verdadeiro significado da liderança.

Alguns objetivos foram alcançados.

Alguns planos mudaram.

Algumas parcerias terminaram.

Ainda assim, ao longo de todo este percurso, o nosso clube continuou a avançar em conjunto.

A liderança não significa alcançar a perfeição. Significa criar sistemas que perdurem para além do nosso mandato, criar oportunidades para que outros cresçam e deixar as pessoas e as instituições mais fortes do que as encontrámos.