Três passos mágicos para aumentar o quadro associativo
Por Chun-Wook Hyun, Curador da The Rotary Foundation e membro do Rotary Club de Seoul-Hansoo, Coreia
O meu Rotary Club começou como qualquer outro clube tradicional, tendo sido fundado em outubro de 1991 com cerca de 30 membros. No ano em que fui Governador do Distrito 3640, há cerca de uma década, o meu clube tinha crescido para cerca de 100 membros. Em janeiro deste ano, alcançámos os 433 membros, tornando-nos um dos maiores clubes da Coreia do Sul. Como é que isso aconteceu? Há cinco anos, lançámos um plano estratégico de cinco anos para o crescimento futuro. Eis a história por trás da nossa utilização da inovação para aumentar o quadro associativo.
A nossa primeira inovação ocorreu após conhecer Tae Gyu Baek e a sua irmã Da Ae Baek, há cerca de quatro anos. Ainda me lembro vividamente do entusiasmo que sentimos no nosso primeiro encontro. Estávamos muito bem alinhados, pois partilhávamos a mesma visão para o serviço. Comecei imediatamente a orientá-los, todas as semanas, tanto profissional como pessoalmente. Pouco tempo depois, juntaram-se ao nosso Rotary Club e criaram um Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário dentro da sua empresa privada, e participavam ativamente em projetos de serviço.
Posteriormente, esse Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário evoluiu para um clube satélite, Allkey, o primeiro que patrocinámos, lançado em fevereiro de 2021. Este clube realizou as suas próprias reuniões regulares e participou ativamente nos seus próprios projetos de serviço. No entanto, os membros do Allkey também frequentam frequentemente as reuniões do nosso clube, participam nos nossos projetos de serviço e em atividades organizadas em torno dos passatempos dos membros. O nosso clube fornece mentoria aos membros do Allkey, e dez membros do nosso clube juntaram-se ao clube satélite para fomentar uma ligação. Os dois clubes criam assim sinergias e aprendem um com o outro. Atualmente, o Allkey tem 106 membros.
A segunda inovação surgiu quando alguns membros do nosso clube, liderados por Pan Joon Lee, músico e maestro, e N.T. Kim, lançaram um segundo clube satélite baseado em interesses, chamado Bravoce, em fevereiro de 2023. Este clube satélite é composto por 62 cantores profissionais que formam um belo coro e cantam para o público, em eventos rotários e como serviço aos mais necessitados.
Em agosto de 2023, 19 CEOs de empresas globais a operar na Coreia, como a Pfizer e a Novartis, criaram um terceiro clube satélite baseado em causas. O seu principal papel é orientar e aconselhar os membros do nosso clube e dos outros satélites. Depois, em outubro de 2023, 54 estudantes universitários criaram um quarto clube satélite, que provavelmente continuará mesmo após os seus membros se formarem. O nosso clube principal tem crescido de forma consistente e agora conta com 192 membros.
O segredo para o crescimento do nosso clube resume-se a seguir três passos “mágicos”, que qualquer clube pode pôr em prática:
Magia Nº 1
Concentre-se em formar líderes dentro do seu clube que possam servir como Governadores de Distrito. Isto garantirá uma liderança forte no clube.
Magia Nº 2
Crie um plano estratégico de três ou cinco anos. A continuidade é a chave.
Magia Nº 3
Crie clubes satélite que atraiam diferentes interesses na sua comunidade. Procure potenciais membros que sejam empresários, CEOs ou pessoas que partilhem uma profissão ou interesse, como o canto. Iniciar um clube satélite é mais fácil do que fundar um clube independente do zero, pois estes prosperam e crescem com o apoio do clube patrocinador. Um dia, podem separar-se e tornar-se um clube independente, mas isso também é positivo.
A inovação é essencial para o crescimento e sustentabilidade dos nossos clubes. Tratamos o nosso clube como uma plataforma para os membros crescerem e encontrarem felicidade juntos. Enfatizamos não apenas o aumento do quadro associativo, mas também o crescimento pessoal e a felicidade de cada membro. Oferecemos 18 subgrupos para os membros explorarem os seus interesses em diversos passatempos. Os nossos membros são os proprietários do nosso clube. Acreditamos firmemente que os clubes existem para os seus membros.
Vamos criar magia sendo inovadores na nossa abordagem a todas as atividades do clube, especialmente no aumento do quatro associativo. A inovação é a esperança e a magia do Rotary.
Consulte o guia para clubes satélite e encontre mais recursos para aumentar o seu clube.
Traduzido de 3 magical steps to grow membership, Rotary Voices.