Artigos do Governador 2021/22

“Seja qual for o significado do Rotary para nós, para o mundo ele será conhecido pelos resultados que alcançar.” – Paul Harris

Caros Companheiros,

O mês que agora tem início é dedicado à The Rotary Foundation e convém recordar que foi na Convenção de 1917 que o então Presidente do Rotary, o Companheiro Arch Klumph, propôs a criação de um fundo de dotação “para fazer o bem no mundo”. Com uma primeira contribuição de 26,5 dólares dava os seus primeiros passos essa Fundação que se iria tornar em o braço direito dos clubes, apoiando os seus diferentes projetos nas sete áreas em foco de Rotary através de subsídios distritais e globais levando, assim, à transformação da vida de milhões de pessoas.

É através da The Rotary Foundation que podemos, enquanto Rotários, criar projetos que promovam a boa vontade, o bem estar, a paz e a compreensão e, dessa forma, contribuirmos para um mundo melhor. Mas, para que todo o apoio a ser disponibilizado seja possível a The Rotary Foundation precisa das doações dos Rotários, das Instituições e das Empresas.

Desde que foi fundada, The Rotary Foundation já investiu cerca de 4 biliões de dólares em iniciativas sustentáveis e de grande impacto. Essas quantias só são possíveis de atingir porque é uma organização em que a sua ação se baseia em atitudes que são o espelho de uma invejável transparência, de eficácia e de boas práticas e de bons resultados visíveis.

Não é, para alguns Companheiros, nova a mensagem que quero aqui deixar, porquanto tenho vindo nas Visitas Oficiais aos Clubes a apelar à doação dos Rotários, não esperando em troca nada mais do que saber que essa doação irá SERVIR PARA TRANSFORMAR VIDAS. Informem-se das formas de doação existentes, salientando as contribuições para o AF-SHARE, o Fundo Anual de Programas, pois três anos após a doação, o Distrito receberá 50% do valor doado, o que permitirá potenciar as ações humanitárias não só nas comunidades que nos envolvem, mas também naquelas que pelo mundo fora necessitam de ajuda.

Basta uma doação de pelo menos US$100 por ano ao Fundo Anual para que se torne Contribuinte Especial e com uma contribuição de US$1000 será reconhecido como Companheiro “Paul Harris” e com o seu donativo está, seguramente, a TRANSFORMAR VIDAS.

Vem a propósito recordar que no passado dia 24 de outubro se assinalou o Dia Mundial para o Combate à Pólio, doença que permanece endémica em apenas dois países: Afeganistão e Paquistão. É, portanto, crucial continuarmos a trabalhar para manter todos os outros países livres dela. Se todos os esforços de erradicação parassem hoje, dentro de 10 anos a doença poderia paralisar até 200.000 crianças por ano.

Na verdade, Companheiros, no combate à pólio, na promoção da paz e prevenção de conflitos, na saúde materno-infantil, na água, saneamento e higiene, na educação básica e alfabetização, na defesa do meio ambiente, no desenvolvimento económico e comunitário bem como na prevenção e tratamento de doenças, o Rotary já é conhecido pelos resultados que tem alcançado ao longo de mais de um século e que certamente continuará nesse caminho por forma a SERVIR PARA TRANSFORMAR VIDAS.

Um forte abraço.