Rotary Talks

ROTARY TALKS – “Água, saneamento e higiene”

Realiza-se no último dia de março o Rotary Talks deste mês, às 21h30, direcionado para a temática da “Água, saneamento e higiene”, em linha com a reflexão proposta por Rotary International para março. O Governador do Distrito 1970, Sérgio Almeida, vai conversar com Ronald Denham (Canadá), Ryan Rowe (Canadá), Michael Paddock (EUA) e Nancy Gilbert (Canadá).

Ronald Denham (Canadá) tem uma vasta carreira na liderança de grandes organizações. Como vice.presidente da KPMG (de consultoria e gestão), Ron liderou o projetos internacionais no Peru, Afeganistão, Nigéria, Gana, Egito, Senegal, Cuba, entre outros países. Atualmente, supervisiona o programa rotário WASH, nas regiões do Gana, Uganda e Madagáscar. WASH é um programa de cuidados de saúde, que Ron irá apresentar na sessão do Rotary Talks.

Ryan Rowe é diretor executivo da Iniciativa Nacional de Água e Higiene do Haiti (HANWASH), uma iniciativa inspiradora e arrojada para implementar em cada lar do Haiti. Foi consultor dos Governos do Haiti e Malawi para políticas de água potável.

Para além das iniciativas profissionais e sociais, Ryan tem um vasto conhecimento cultural. Para além do inglês nativo, fala francês, espanhol e português e já viajou por mais de 60 países.

Michael Paddock, membro do Rotary Club de Milwaukee, é conselheiro técnico para as questões da covid-19 no Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas. Depois de, surpreendentemente, ter superado um linfoma não-Hodgkin’s (LNH), Michael e a sua esposa Cathy empenharam-se na missão de colocar os seus conhecimentos em engenharia ao serviço dos outros, por todo o mundo. Michael Paddock liderou mais de 70 projetos internacionais, nos cinco continentes, com o foco em pontos, escolas e água potável, e integrou os Engenheiros Sem Fronteiras dos EUA, antes de fazer parte do programa da ONU. Recentemente publicou o livro “BRIDGING BARRIERS – How a Community Changed Its Future with Help from Engineers Without Borders USA Volunteers”.

Nancy Gilbert é advogada de formação, vice-presidente da Calliope Consulting Inc. e é consultora na WASH. Atualmente, Nancy é diretora executiva da recém-criada Transform International (Transform), uma rede de ligação de centros de Transformação Comunitária, em países em vias de desenvolvimento. O Transform estimula a partilha de conhecimento e implementação de medidas sustentáveis no abastecimento de água, saneamento e higiene, envolvendo a ação de clubes Rotários.