Jennifer Jones
Rotary International

Rotary International está de parabéns pelo seu 118º Aniversário

O Rotary International comemora hoje o seu 118º Aniversário, que evoca a criação do Rotary Club de Chicago no dia 23 de fevereiro de 1905 pelo advogado Paul Harris, para que profissionais de diferentes áreas pudessem trocar ideias e fazer amizades duradouras.

Os quatro primeiros rotários: Gustavus Loehr, Silvester Schiele, Hiram Shorey e Paul Harris.

Ao longo do tempo, o Rotary ampliou o seu alcance e visão para os serviços humanitários, transformando-se numa organização realmente internacional, que, apenas 7 anos após a sua fundação, tinha já clubes no Canadá e Europa, e, em 1921, estava pelos seis continentes. Hoje, os seus membros têm um longo histórico de trabalhos sociais, atendendo às necessidades da comunidade.

Desde a primeira iniciativa do Rotary Club de Chicago, quando este se reuniu em 1907 com entidades cívicas para agilizar a instalação de sanitários públicos na cidade, o Rotary não tem medo de sonhar alto e definir metas ambiciosas, ao envolver-se em causas estruturantes, como é o caso da promoção da paz, da saúde materno-infantil, da educação básica, ou da água limpa e saneamento, entre outras.

A The Rotary Foundation, para “fazer o bem no mundo”, proposta pelo Presidente do Rotary Arch Klumph em 1917, foi formalmente estabelecida na Convenção de 1928, incluindo a instauração de um Conselho de Curadores.

Com 1,4 milhões de membros, o Rotary hoje assume-se como uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que veem um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo.