Rotary Club de Vila Real promove exposição sobre espécies invasoras aquáticas
O Rotary Club de Vila Real propôs ao Município de Vila Real, enquanto agente de educação ambiental e promotor de qualidade de vida, receber, na Agência de Ecologia Urbana, a exposição “INVASAQUA – Cuidado! Invasoras Aquáticas da Península Ibérica”, inaugurada no dia 28 de julho, e patente até 28 de outubro.
A exposição, que teve a sua inauguração coincidente com o Dia Mundial da Conservação da Natureza, pretende consciencializar para a problemática das espécies exóticas invasoras nos meios aquáticos, e contou, na sessão de abertura, com uma palestra da investigadora da Universidade da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Cristina Morais, sobre o impacto, as características e as medidas necessárias para conter estas ameaças aos ecossistemas.
Estiveram também presentes a Câmara Municipal de Vila Real, representada pelo Vereador do Pelouro do Ambiente, Carlos Silva, a Dirigente da Divisão do Ambiente, Mafalda Carvalho, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, representada por João Cabral, entidades oficiais, entre elas a GNR e os Bombeiros da Cruz Branca, e também a imprensa local.
O projeto LIFE INVASAQUA teve início em 2018 e vai prolongar-se até 2023, a nível ibérico, ajudando as sociedades portuguesa e espanhola na compreensão do alcance ecológico, social e económico das ameaças representadas pelas espécies exóticas invasoras nos ecossistemas aquáticos.
Este projeto pretende contribuir com um elenco de boas práticas de suporte a políticas de gestão, envolvendo a administração pública e as partes interessadas, visando uma estratégia eficaz de controlo destas espécies nos dois países.
Através da consciencialização do público para os problemas imputáveis às espécies invasoras nos habitats de água doce e estuarinos, pretende-se desenvolver ferramentas que melhorem a eficiência de uma plataforma de alerta e resposta rápidas, bem como a implementação do Regulamento da União Europeia sobre Espécies Exóticas Invasoras.
Este projeto LIFE europeu é coordenado pela Universidad de Murcia, com a participação de oito parceiros: EFEverde (Agencia EFE), UICN-Med, Museo Nacional de Ciencias Naturales-Centro Superior de Investigaciones Científicas, Sociedad Ibérica de Ictiologia (SIBIC), Universidad de Navarra, Universidad de Santiago de Compostela, Universidade de Évora e a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA).
O Dia Mundial da Conservação da Natureza, criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em 1988, tem como objetivo incentivar e consciencializar para a proteção do meio ambiente e para a necessidade urgente da sua conservação, e comemora-se a 28 de julho.
A Proteção do Meio Ambiente é uma das causas do Rotary International, mobilizando membros e a suas comunidades por todo mundo.