invasaqua
Rotary Portugal D1970

Rotary Club de Vila Real promove exposição sobre espécies invasoras aquáticas

O Rotary Club de Vila Real propôs ao Município de Vila Real, enquanto agente de educação ambiental e promotor de qualidade de vida, receber, na Agência de Ecologia Urbana, a exposição “INVASAQUA – Cuidado! Invasoras Aquáticas da Península Ibérica”, inaugurada no dia 28 de julho, e patente até 28 de outubro.

Cristina Morais
Cristina Morais, Investigadora da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

A exposição, que teve a sua inauguração coincidente com o Dia Mundial da Conservação da Natureza, pretende consciencializar para a problemática das espécies exóticas invasoras nos meios aquáticos, e contou, na sessão de abertura, com uma palestra da investigadora da Universidade da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Cristina Morais, sobre o impacto, as características e as medidas necessárias para conter estas ameaças aos ecossistemas.

Estiveram também presentes a Câmara Municipal de Vila Real, representada pelo Vereador do Pelouro do Ambiente, Carlos Silva, a Dirigente da Divisão do Ambiente, Mafalda Carvalho, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, representada por João Cabral, entidades oficiais, entre elas a GNR e os Bombeiros da Cruz Branca, e também a imprensa local.

Marta Sousa
Marta Sousa, Presidente do Rotary Clube de Vila Real

O projeto LIFE INVASAQUA teve início em 2018 e vai prolongar-se até 2023, a nível ibérico, ajudando as sociedades portuguesa e espanhola na compreensão do alcance ecológico, social e económico das ameaças representadas pelas espécies exóticas invasoras nos ecossistemas aquáticos.

Este projeto pretende contribuir com um elenco de boas práticas de suporte a políticas de gestão, envolvendo a administração pública e as partes interessadas, visando uma estratégia eficaz de controlo destas espécies nos dois países.

Exposição
A exposição estará patente na Agência de Ecologia Urbana de Vila Real até 28 de outubro.

Através da consciencialização do público para os problemas imputáveis às espécies invasoras nos habitats de água doce e estuarinos, pretende-se desenvolver ferramentas que melhorem a eficiência de uma plataforma de alerta e resposta rápidas, bem como a implementação do Regulamento da União Europeia sobre Espécies Exóticas Invasoras.

Alunas do Ginásio Clube de Vila Real
Alunas do Ginásio Clube de Vila Real visitam a exposição “INVASAQUA – Cuidado! Invasoras Aquáticas da Península Ibérica”, orientadas pela investigadora Cristina Morais.

Este projeto LIFE europeu é coordenado pela Universidad de Murcia, com a participação de oito parceiros: EFEverde (Agencia EFE), UICN-Med, Museo Nacional de Ciencias Naturales-Centro Superior de Investigaciones Científicas, Sociedad Ibérica de Ictiologia (SIBIC), Universidad de Navarra, Universidad de Santiago de Compostela, Universidade de Évora e a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA).

O Dia Mundial da Conservação da Natureza, criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em 1988, tem como objetivo incentivar e consciencializar para a proteção do meio ambiente e para a necessidade urgente da sua conservação, e comemora-se a 28 de julho.

A Proteção do Meio Ambiente é uma das causas do Rotary International, mobilizando membros e a suas comunidades por todo mundo.