Homenagem a José Rodrigues dos Santos
Rotary Portugal D1970

Rotary Club de Penafiel presta homenagem a José Rodrigues dos Santos

No passado domingo, 24 de novembro, o Rotary Club de Penafiel prestou homenagem ao jornalista e escritor José Rodrigues dos Santos, numa cerimónia que lotou o auditório do Museu Municipal de Penafiel. A iniciativa, na qual o Governador do Distrito 1970, António Simões Pinto, esteve presente, reconheceu o impacto cultural e literário de uma figura profundamente ligada à cidade, não apenas pelas memórias da sua juventude, mas também pelo destaque que Penafiel ocupa nas suas obras.

“As minhas origens estão aqui”

A homenagem foi aberta por Adelaide Galhardo, Diretora da Biblioteca Municipal de Penafiel, que destacou a relevância da obra de José Rodrigues dos Santos. Durante a sua intervenção, sublinhou como os livros do escritor, como A Ilha das Trevas e O Anjo Branco, “transformam vivências e curiosidades históricas em verdadeiros legados literários”.

Com emoção, José Rodrigues dos Santos agradeceu o reconhecimento dos seus “conterrâneos” de Penafiel, afirmando que esta homenagem teve um significado especial: “Mesmo que eu não tenha nascido em Penafiel, as minhas origens estão aqui, vivi aqui, tenho muita família nesta terra, e de certo modo, as pessoas de Penafiel são minhas conterrâneas. É sempre muito importante quando os nossos próprios nos reconhecem, e isso, claro, que me sensibilizou bastante”, disse.

José Rodrigues dos Santos: “É sempre muito importante quando os nossos próprios nos reconhecem, e isso, claro, que me sensibilizou bastante.”

“É muito importante apurar os factos e apresentá-los às pessoas”

José Rodrigues dos Santos aproveitou a ocasião para alertar sobre os perigos da desinformação na atualidade, tendo salientado os efeitos negativos da disseminação de informações falsas nas democracias modernas: “É muito importante apurar os factos e apresentá-los às pessoas, para que possam tomar boas decisões. Infelizmente, muita gente recebe informação de fontes não confirmadas, muitas vezes maliciosas. Isso dificulta a vida das sociedades livres, que enfrentam desafios vindos de atores antiliberais”, explicou o autor e jornalista.

José Rodrigues dos Santos: “É muito importante apurar os factos e apresentá-los às pessoas, para que possam tomar boas decisões.”

Reconhecimento

A cerimónia contou com intervenções de figuras do jornalismo, como António Meneses, Rosa Luma, António José Teixeira (Diretor de Informação da RTP), Pedro Oliveira, Vítor Gonçalves, Marina Ramos, Sandra Felgueiras, Margarida Neves de Sousa e Rita Marrafa de Carvalho. Os familiares de José Rodrigues dos Santos, incluindo o irmão e a esposa, também expressaram o seu orgulho, enquanto o jovem escritor Francisco Vasconcelos de Almeida testemunhou o impacto da obra do autor nas novas gerações.

O jovem escritor Francisco Vasconcelos de Almeida, aqui acompanhado pelo Presidente do Rotary Club de penafiel, Diogo Soares, testemunhou o impacto da obra de José Rodrigues do Santos nas novas gerações.

Também presente na homenagem levada a cabo pelo clube rotário penafidelense, Pedro Cepeda, Vice-Presidente do Município de Penafiel, celebrou o contributo cultural do escritor, destacando que eleva a cidade como um centro de criatividade e referência literária.

O presidente do Rotary Club de Penafiel, Diogo Soares, enfatizou a relevância da homenagem como um reflexo dos valores rotários: “Precisamos de figuras que nos inspirem, que nos ajudem a abrir horizontes e a sentir que fazemos parte de um projeto maior: trabalhar com valor”, disse. Sublinhou ainda o desafio logístico na organização do evento, que envolveu mais de um ano de preparação.

Por sua vez, o Governador do Distrito 1970, António Simões Pinto, destacou a homenagem a José Rodrigues dos Santos como um reflexo dos valores fundamentais do Rotary: ética, verdade, amizade e construção da paz. “É uma figura que inspira através do seu compromisso com a verdade e a excelência”, sublinhou António Simões Pinto.

António Simões Pinto sobre José Rodrigues dos Santos: “É uma figura que inspira através do seu compromisso com a verdade e a excelência.”

A cerimónia terminou com palavras de agradecimento de José Rodrigues dos Santos, que resumiu o espírito do evento com uma mensagem simples: “À medida que fui sentindo e caminhando nesta homenagem, fico com algo que quero dizer: é sentir e ver o olhar das pessoas. Isso é o que levo comigo.”

O Rotary Club de Penafiel faz parte do Distrito 1970, que é constituído por 91 Rotary Clubs e 30 Rotaract Clubs no Norte e Centro de Portugal. O Rotary International, com 1,4 milhões de membros em todo o mundo, é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que se unem para causar mudanças positivas e duradouras nas suas comunidades.

Imagens: Jornal A Verdade