Rotary Club de Chaves propõe ser contrabandista por um dia e ajudar a Sorrir para a Vida
No dia 21 de setembro, irá ter lugar a Caminhada Solidária Seja Contrabandista por Um Dia, organizada pelo Rotary Club de Chaves, a favor do projeto Sorrir para a Vida, que visa proporcionar tratamentos dentários a doentes oncológicos carenciados.
A Caminhada Solidária, que partirá de Vilarelho da Raia, irá percorrer uma antiga rota de contrabando até Rabal, Espanha, durante a qual os participantes serão os contrabandistas e onde não faltarão os carabineiros, a Guarda Fiscal, e até um interrogatório quando acabarem presos no Quartel. Depois, e como o contrabando e a fiscalização são artes esgotantes, nada melhor do que um almoço de confraternização entre contrabandistas, guardas, carabineiros, guias, vigias e patrões, no Centro Social, Cultural e Desportivo de Vilarelho da Raia.
Haverá ainda espaço para a cultura, com a atuação do Grupo de Cantares de Vilarelho da Raia e uma visita guiada ao Museu Etnográfico e Arqueológico da aldeia. Os participantes terão oportunidade de visitar outros pontos de interesse, como as Águas da Facha, uma fonte de águas gasosas naturais e de grande valor terapêutico, protegida por uma construção granítica, e à qual acorriam doentes para imersão.
No final, haverá uma merenda de encerramento, coroada com a representação teatral de uma adaptação do conto “Fronteira”, de Miguel Torga, por elementos da Universidade Sénior de Rotary de Chaves.
A Caminhada Solidária Seja Contrabandista por Um Dia conta com o apoio da Junta de Freguesia de Vilarelho da Raia e ainda do Centro Social, Cultural e Desportivo de Vilarelho da Raia.
Sorrir para a Vida
O projeto Sorrir para a Vida, criado no Ano Rotário 2022-2023 pelo Rotary Club de Chaves, inseriu-se na Iniciativa Presidencial de Rotary International para o Empoderamento de Meninas, tendo sido inicialmente vocacionado para a prestação de tratamentos dentários a doentes oncológicas carenciadas.
Emília Nogueira, do clube rotário flaviense, fez notar que “o projeto foi, todavia, tão bem acolhido que logo teve de ser alargado também ao género masculino, requerendo, assim, como é óbvio, de mais meios”. Nesse sentido, e dado que, “os Rotários são pessoas de ação, para angariar fundos para ajudar aqueles que mais necessitam do nosso apoio”, o Rotary Club de Chaves vai “levar a cabo uma outra atividade que, independentemente do objetivo solidário que a enforma, será muito enriquecedora”, disse Emília Nogueira, ao referir-se à Caminhada Solidária Seja Contrabandista por Um Dia.
A inscrição tem um valor de 30 Euros para o programa completo ou de 20 Euros para apenas a caminhada – inclui seguro –, devendo ser realizada até 17 de setembro através da seguinte ligação: https://forms.gle/dxoaAacnz8X3LbRw9
O Rotary Club de Chaves foi fundado em 1994 e integra o Distrito 1970, que é constituído por 91 Rotary Clubs e 30 Rotaract Clubs no Norte e Centro de Portugal. O Rotary International, com 1,4 milhões de membros em todo o mundo, é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que se unem para causar mudanças positivas e duradouras nas suas comunidades.
SEJA CONTRABANDISTA POR UM DIA
PROGRAMA – SEM CHUVA
- 8:30 – encontro na sede do Rotary Club de Chaves, Avenida Dr. António Granjo, 5400 – Chaves, 41.744795, -7.469900
- 9:00 – partida rumo a Vilarelho da Raia (o transporte é por conta dos participantes)
- 9:30 – chegada ao Centro Social, Cultural e Desportivo de Vilarelho da Raia. Organização dos participantes em grupos de 15 elementos.
- 10:00 – início da caminhada com recriação cultural do contrabando, entre Vilarelho (Portugal) e Rabal (Espanha).
- 11:30 – mata-bicho tradicional em Rabal.
- 12:30 – interrogatório dos contrabandistas presos, no Quartel da Guarda Fiscal.
- 13:30 – almoço-convívio entre contrabandistas, guardas fiscais, carabineiros, guias, vigias e patrões, no Centro Social e Cultural de Vilarelho da Raia.
- 15:00 – animação pelo grupo de cantares de Vilarelho da Raia.
- 15:30 – visita guiada ao Museu Etnográfico e outros pontos de interesse da aldeia – Águas da Facha.
- 18:00 – merenda de encerramento no Centro Social, Cultural e Desportivo de Vilarelho da Raia e representação teatral pelos elementos da USR da adaptação do conto “Fronteira”, de Miguel Torga.
Programa Completo – 30 Eur
Apenas a Caminhada – 20 Eur
(seguro incluído)