Pessoas em ação pelo mundo – Março de 2025
por Brad Webber
Estados Unidos
O Rotary Club de Wellington, EUA, organizou uma corrida no estilo militar, onde os participantes usaram mochilas pesadas cheias de alimentos doados. George Kinoshita, associado do clube, conta que mais de 100 pessoas, incluindo representantes do exército e do corpo de fuzileiros navais dos EUA, participaram na campanha de arrecadação de alimentos realizada no Dia dos Veteranos, 10 de novembro. O clube baseou o evento no treino de resistência militar que envolve o transporte de mochilas pesadas. O clube solicitou um mínimo de 3,5 quilos de alimentos doados, mas muitos corredores carregaram quase o dobro disso, enchendo as mochilas com latas de feijão, arandos e outros alimentos básicos usados na refeição do Dia de Ação de Graças nos EUA. Mais tarde, o clube entregou os itens ao banco de alimentos da cidade. O Interact Club de Wellington High School fez rifas e os associados participaram na corrida ou serviram como guias do percurso.
6.7%
Percentagem de domicílios dos EUA que utilizaram um banco alimentar em 2020
Canadá
Quatorze clubes de Ontário estão a participar numa iniciativa do Distrito 7070 que visa costurar pensos higiénicos reutilizáveis para raparigas na República Dominicana. A iniciativa é liderada por Janet Thorsteinson, do Rotary Club de Whitby Sunrise. O Rotary Club de Campbellford implementou o programa “Sewing with Janet nights” (Noites de Costura com Janet) em setembro de 2023 e, desde então, associados e amigos do clube já costuraram mais de 1.000 peças usando máquinas de costura e tecidos fornecidos por Thorsteinson. Cerca de 24 pessoas participam em cada sessão. “A ideia de permitir que mais associados se envolvessem num projeto internacional foi muito cativante”, diz Rob Pope, do Club de Campbellford. Thorsteinson concorda. “Os eventos de costura criam oportunidades de companheirismo, aumentam a conscientização sobre o Rotary e atraem novos associados”, afirma ela.
688 milhões de dólares
Valor global das exportações de máquinas de costura domésticas em 2023
África do Sul
Nunca se sabe que tipo de propostas chegarão à caixa de correio de um clube, diz Bev Frieslich, ex-presidente do Rotary Club de Cape of Good Hope. Ela e o seu clube levaram a sério o e-mail de um rotário ugandense que fez um pedido ousado: ajudá-lo a pedir a namorada, Barbara Nyakato, em casamento durante a visita dela à Cidade do Cabo. “Quando pensei numa proposta romântica para a minha querida namorada, o Rotary foi uma escolha óbvia e automática”, diz Richard Kalungi. Ambos são associados do Rotary Club de Kampala South. No dia 3 de dezembro, Bev levou Bárbara para a praia Fish Hoek sob o pretexto de um evento do clube. “Uma vez que ela superou o choque de ver o namorado lá, ela chorou de alegria”, conta Bev, que ajudou Richard com as compras, organizou um jantar, arranjou um fotógrafo profissional e forneceu alojamento para a ocasião especial. “Quem disse que o Rotary é chato?”, pergunta ela.
12.874
Turistas de Uganda que visitaram a África do Sul em 2023
Nova Zelândia
Associados do Rotary Club de Waikato Sunrise estão a voar alto graças a um festival anual de balões de ar quente, através do qual arrecadam fundos e promovem o Rotary na comunidade. O evento Balloons Over Waikato de 2025, previsto para acontecer de 18 a 22 de março em Hamilton, cidade onde o clube está localizado, contará com cerca de 24 balões, além de fogos de artifício, música, parque de diversões e praça de alimentação, diz Willemien Wennekers, associada do clube e ex-gerente das festividades. Os rotários servem como embaixadores junto do público e ajudam a equipa do balcão de informações e da área VIP. Vendem também mercadorias e fazem a montagem de um balão que fica ancorado ao longo do relvado, permitindo que os visitantes passem por dentro dele, diz Wennekers. Os 5.800 dólares arrecadados pelo clube durante o evento de 2024 foram doados ao True Colours Children’s Health Trust, um dos parceiros filantrópicos do evento.
1783
Primeiro voo de balão de ar quente tripulado
Artigo originalmente publicado na edição de Março de 2025 da revista Rotary.
Traduzido de Rotary projects around the globe – March 2025