Pessoas em ação pelo mundo fora – novembro de 2024
Novembro de 2024
Por Brad Webber
Guatemala
O Festival de Arte de Reciclagem Criativa do Rotary Club de Guatemala La Reforma apresentou esculturas e pinturas peculiares criadas com materiais descartados, como papel e cartão, restos de madeira, vidro, plásticos, metais, borracha e lixo eletrónico. Tal como muitos países, a Guatemala enfrenta dificuldades na gestão de resíduos sólidos, salienta Esther Brol, ex-Presidente do clube que lançou o evento em 2023. “Incentivar os artistas a sair da sua zona de conforto, desafiando-os a criar obras de arte a partir de resíduos, gerou resultados maravilhosos”, incluindo a angariação de fundos para projetos do clube e para a The Rotary Foundation, refere. O clube associou-se ao Rotaract Club de Guatemala La Reforma e ao Rotary Club de Los Altos Quetzaltenango para organizar a exposição e venda, que decorreu durante três semanas e terminou a 5 de junho.
34,9 milhões de dólares
maior valor pago em leilão por uma obra produzida por artista latino-americano
Canadá
O concerto anual Concert to Feed the Need angariou quase 90 mil dólares desde 2018 para oferecer refeições na região de Durham, em Ontário, através de uma rede de bancos alimentares, programas de refeições e lanches, abrigos e outros serviços sociais. A organização Feed Ontario relata um aumento de 47% no número de pessoas empregadas que recorrem a bancos alimentares desde 2018. “Com o aumento do custo dos alimentos e os efeitos da pandemia ainda fazerem-se sentir, o uso dos bancos alimentares disparou”, afirma Joe Solway, membro do Rotary Club de Bowmanville, que iniciou o evento. Membros de outros seis clubes Rotary também colaboram, com angariação de patrocínios, venda de bilhetes e através da promoção do espetáculo, que apresenta uma mistura eclética de pop, folk, country, rock, blues, gospel e, talvez este ano, até ópera, indica Solway. A atenção mediática gerada pelo concerto e pelos seus artistas reconhecidos ajudou a angariar quase 23 mil dólares em 2023. O evento de 2024 ocorrerá no dia 8 de dezembro.
2,4 mil milhões de dólares
do PIB canadiano provêm de espetáculos ao vivo
Bulgária
Em 2007, o Rotary Club de Sofia-Balkan uniu-se à Federação Búlgara de Basquetebol e à Academia Nacional de Desporto para formar um clube de basquetebol em cadeira de rodas, um projeto que tem vindo a crescer continuamente. Ao longo dos anos, o clube atraiu treinadores da Federação Europeia de Basquetebol em Cadeira de Rodas para poder criar clínicas destinadas a jogadores, desenvolveu competências de arbitragem e criou um Núcleo Rotaty de Desenvolvimento Comunitário para ajudar. A 13 de fevereiro, durante um evento de zona do Rotary, a equipa búlgara disputou um jogo amigável contra uma equipa sérvia. O então Presidente do Rotary International, Gordon McInally, deu o apito inicial e lançou a bola ao ar. Este emblemático projeto do clube é motivo de orgulho para os rotários, refere o ex-Presidente do clube Krasimir Veselinov, tendo várias organizações que defendem os direitos das pessoas com deficiência aderido à iniciativa.
47%
da população urbana europeia gosta de basquetebol
Quénia
Reconhecendo a importância do sono para o desenvolvimento infantil, o Rotary Club de Nairobi entregou kits de cama para oito mil crianças em idade escolar em 2024, um marco num projeto de longa duração. Nos últimos 16 anos, o clube associou-se à organização Sleeping Children Around the World, com sede em Toronto, para fornecer kits de cama a um total de 80 mil crianças, num custo de cerca de 4 milhões de dólares, segundo o membro do clube Mumbi King. Cada kit inclui um colchão ou esteira, roupa de cama e uma rede mosquiteira, além de material escolar e vestuário. Os kits têm um impacto significativo na vida das crianças, já que um sono melhorado melhora a saúde e o desempenho escolar, refere King. Vinte rotários de Nairobi mobilizaram-se para a missão de entrega que durou cinco dias, em fevereiro, e abrangeu a vila de Naro Moru, na base do Monte Quénia, bem como outras localidades, incluindo a região de Maasai Mara. “O calor não impediu a equipa de visitar as aldeias e interagir com as famílias”, diz King.
9 – 12 horas de sono
tempo recomendado de sono para crianças de 6 a 12 anos
Etiópia
Com o vento a seu favor, membros do Grupo de Companheirismo de Papagaios de Papel (tradução livre de Rotary Fellowship of Kites) e o seu fundador, Henock Alemayehu, reuniram-se para um dia de construção e voo de papagaios com 250 crianças, muitas delas deslocadas por conflitos entre os mais de 80 grupos étnicos da Etiópia. As crianças e os voluntários encontraram-se no recinto de uma escola primária em Quiha, na região de Tigray, no norte do país, para o Festival de Papagaios de Ashengoda, no dia 9 de junho. “A simplicidade desta atividade teve um significado profundo, proporcionando um raro momento de paz e alegria para estas crianças”, afirma Alemayehu, membro do Rotary Club de Addis Ababa Central-Mella. O Grupo de Companheirismo de Papagaios de Papel, que conta com mais de 100 membros em 12 países, está “a criar mudanças duradouras através do simples, mas poderoso, ato de lançar papagaios”, refere Alemayehu.
Esta história foi originalmente publicada na edição de novembro de 2024 da revista Rotary.
Traduzido de Rotary projects around the globe – November 2024