Pessoas em Ação pelo Mundo Fora, Janeiro de 2025
Rotary International

Pessoas em ação pelo mundo fora – janeiro de 2025

Janeiro de 2025

Por Brad Webber

Estados Unidos

Depois de Nova Orleães, Louisiana, nos Estados Unidos, ter assinado um acordo de geminação com a sua homónima francesa, Orleães, em 2018, os clubes Rotary das duas cidades estabeleceram os seus próprios laços internacionais. Procurando celebrar a ligação, o clube de Nova Orleães descobriu que ambas as cidades têm festividades em homenagem a Joana d’Arc e selecionam uma estudante do ensino secundário para representar a heroína nacional francesa em desfiles e eventos, conta Gayle Dellinger, membro daquele clube da Louisiana. Num verdadeiro espírito rotário, os clubes decidiram criar uma oportunidade de intercâmbio para as suas “Joanas”. Em junho, a “Joana” americana, Marley Marsalis, da lendária “família” de jazz e pianista, visitou Orleães como convidada dos Rotários franceses. Este mês, os Rotários americanos irão acolher a “Joana” francesa, Maÿlis Boët. As Joanas participam nos desfiles uma da outra e visitam locais históricos. “Isto dá-nos esperança para o futuro e entusiasma-nos imenso”, afirma Sarah Dickerson, membro do clube de Nova Orleães. “É tão unificador para todos os envolvidos.”

1920

Canonização de Joana d’Arc

Canadá

Desde 2020, o Rotary Club de Toronto, no Canadá, tem apoiado o Centro de Vida Selvagem de Toronto (Toronto Wildlife Centre), que reabilita 300 espécies de animais doentes e feridos. O clube já doou mais de 18 mil dólares para construir recintos destinados a morcegos, rolas, pica-paus, aves aquáticas, esquilos e marmotas. Com martelos e berbequins nas mãos, os membros do clube, Kurt Kroesen, Stuart Muirhead e Michele Guy, juntaram-se a outros voluntários e funcionários em outubro para montar uma estrutura para esquilos vermelhos. Nathalie Karvonen, fundadora e diretora executiva da organização, elogia os rotários pela sua dedicação. “A sua generosidade proporciona a centenas de pacientes selvagens, anualmente, um espaço seguro para se prepararem para uma vida saudável de volta à natureza”, afirma.

6000

Animais tratados anualmente no Centro de Vida Selvagem de Toronto

Inglaterra

Um desfile de 120 veículos antigos, incluindo tratores, camiões a vapor e bicicletas penny-farthing, reuniu-se no Mortimer Fairground, em junho, para um evento de angariação de fundos do Rotary Club de Reading Matins, Inglaterra. O evento Transportes ao Longo dos Tempos (Transport Through the Ages) atraiu cerca de 4 mil pessoas e arrecadou mais de 13 mil dólares para instituições de solidariedade social. A ideia surgiu de espetáculos semelhantes realizados durante as celebrações do Jubileu de Platina da Rainha Isabel II e da coroação do Rei Carlos III. “Estamos encantados com o sucesso do evento e com o montante angariado para as causas que nos apaixonam”, afirma a presidente do clube, Valerie Robinson. O entusiasmo gerado incentivou os rotários a repetir a iniciativa no futuro, refere a membro do clube Carrie Wise.

mais de 905 mil

Automóveis produzidos no Reino Unido em 2023

Índia

Após chuvas intensas provocarem inundações e deslizamentos de terra no estado de Tripura, no nordeste da Índia, em agosto, o Rotary Club de Agartala City e os clubes Rotaract de Agartala City e Agartala Central mobilizaram-se para ajudar. Os clubes montaram acampamentos de ajuda que forneceram alimentos, roupa, cuidados de saúde e medicamentos em Agartala, alcançando 400 pessoas. Numa segunda fase, os membros do clube distribuíram mantimentos e pensos higiénicos a 125 famílias numa aldeia remota devastada pelas cheias. “Os aldeões perderam todos os seus bens. As quintas e as culturas agrícolas foram destruídas”, relata Anannya Das, membro do Rotary Club de Agartala. Os membros do Rotary também organizaram clínicas na região, onde os pacientes puderam ser atendidos por pediatras, oftalmologistas, dermatologistas e clínicos gerais, incluindo médicos rotários.

mais de 200 mil milhões de dólares

custo estimado de todos os desastres naturais a nível mundial em 2023

Filipinas

Os membros do Rotaract Club de Calumpit, nas Filipinas, são apaixonados por apoiar jovens com deficiência através do desenvolvimento de competências e da defesa dos seus direitos. Como parte da iniciativa Quebrar Barreiras (Breaking Barriers), gravaram podcasts sobre os direitos e desafios das pessoas com deficiência. Em agosto, os rotaractistas e membros do Rotary Club de Calumpit visitaram uma escola primária, oferecendo kits de higiene, medicamentos e material escolar a 160 alunos com deficiência, bem como mentorias em leitura, escrita e arte. “O evento foi recebido com uma reação extremamente positiva por parte dos participantes, que apreciaram as atividades e os recursos valiosos oferecidos”, afirma o presidente do Rotaract Club, Daniel Balingit. Uma sessão para cuidadores foi especialmente bem recebida, conta. “Proporcionou um espaço seguro para as mães partilharem as suas experiências e obterem novos conhecimentos acerca de como gerir a saúde mental e as necessidades psicológicas dos seus filhos.”


Esta história foi originalmente publicada na edição de janeiro de 2025 da revista Rotary.

Traduzido de Rotary projects around the globe – January 2025

Os projetos do Rotary fazem a diferença em comunidades de todo o mundo.