Pessoas em ação pelo mundo fora – fevereiro de 2025
Fevereiro de 2025
Por Brad Webber
México
O Distrito 5300 tem proporcionado habitação a dezenas de famílias no norte do México desde 2008, através de uma tradição chamada “super builds” – um dia anual de construção realizado por membros do Rotary da Califórnia e do Nevada, Estados Unidos. As casas, com 4,8 por 6 metros, são construídas em parceria com a organização sem fins lucrativos Corazón, sediada na Califórnia. O custo de 18500 dólares por família cobre não apenas os materiais, mas também uniformes escolares, livros e bolsas de estudo, explica Robin Smith, do Rotary Club de Las Vegas Summerlin, que coordena a iniciativa há quase uma década. “Há clubes que contribuem financeiramente”, diz. “Também há clubes que constroem fisicamente as casas. E temos ainda clubes que fazem ambas as coisas.” A construção de 2025 está agendada para 3 de maio.
67%
Percentagem de inquilinos mexicanos que gastam mais de 30% dos seus ganhos no pagamento da renda
Estados Unidos
O Rotary Club de Bradley-Bourbonnais, no Illinois, Estados Unidos, encontrou nos puzzles com imagens da comunidade uma excelente forma de angariar fundos. Em setembro, o clube revelou a sua terceira edição anual, ao apresentar uma cena bucólica de um celeiro da década de 1850. Todos os anos, em junho, o clube organiza um concurso fotográfico para selecionar as imagens dos puzzles, oferecendo um prémio de 100 dólares. O fotógrafo vencedor recebe crédito pelo seu trabalho e é promovida uma ligação para o seu website. “Estamos a celebrar o que a nossa comunidade tem para oferecer”, diz Julia Mullikin. “As pessoas aguardam ansiosamente pelo puzzle de cada ano.” Os membros do clube vendem os puzzles em mercados locais e estabelecem parcerias com comerciantes e museus para a sua distribuição, ao preço de 30 dólares. “Aproveitamos praticamente todas as partes da caixa para promover o nosso Rotary Club”, afirma Frank Koehler. Os lucros financiam bolsas de estudo, programas de mérito escolar e apoio à ShelterBox.
551 232
Número de peças do maior puzzle do mundo
Jamaica
Sete Rotary Clubs e o Rotaract Club de Kingston, na Jamaica, uniram esforços para criar um mural interativo na capital do país. Ao digitalizar a pintura com uma aplicação, os espectadores desbloqueiam camadas adicionais de informação sobre temas como as áreas de atuação do Rotary, como aderir e como contribuir para a The Rotary Foundation. “Este mural é mais do que uma simples expressão artística”, afirma Steven Hudson, ex-Presidente do Rotary Club de Kingston. “Cada pincelada simboliza a nossa dedicação a estas áreas.” Os clubes colaboraram com o pintor Anthony “Taoszen” Smith e a artista digital Kianne Patrice Hutchinson para produzir este projeto de realidade aumentada, em parceria com a Kingston Creative, um centro de arte sem fins lucrativos que promove a unidade e o desenvolvimento económico. “Através do mural, conseguimos mostrar quem somos enquanto rotários”, diz Melissa Anderson, do Rotary Club de Kingston East and Port Royal. “Mudamos vidas, uma comunidade de cada vez, e queremos que outros, com espírito de serviço, se juntem a nós.”
1974
Ano em que foi fundada a National Gallery da Jamaica
Países Baixos
A paixão pela paz levou cinco Rotaract Clubs holandeses a organizar um simpósio sobre o conflito na República Democrática do Congo. No Dia Internacional da Paz, a 21 de setembro, os membros do clube receberam Pappy Orion, fundador da organização sem fins lucrativos Focus Congo, que partilhou a sua caminhada de criança-soldado a construtor da paz. O evento incluiu painéis de discussão sobre a crise humanitária e celebrou a cultura congolesa através da gastronomia, artes visuais, música e dança. “O nosso clube adotou este projeto porque queremos levantar mãos, consciencializar e angariar fundos para levar esperança à região”, afirma Nicholas Egunjobi, do Rotaract Club de The Hague International. O evento arrecadou cerca de 7400 dólares para a organização de Orion. “Os projetos que pretendemos apoiar incluem a construção e manutenção de campos para pessoas deslocadas internamente”, diz Ana Zlatevski, membro do Rotaract Club de The Hague International.
1899
Ano em que foi realizada a primeira conferência de paz em Haia
Nigéria
Um ano depois de instalar um furo artesiano e uma casa de banho numa escola primária, os membros do Rotary Club de Kaduna, na Nigéria, regressaram para responder a outra necessidade de infraestrutura. “Na altura da avaliação das necessidades, a escola não tinha secretárias, e as crianças sentavam-se no chão”, afirma a Presidente do clube, Portia Stephanie Aji. A solução estava ao alcance: os responsáveis escolares tinham guardado peças de mobiliário antigo, e os membros do clube transformaram os materiais recuperáveis em secretárias e cadeiras. O clube também fez parcerias com empresas e grupos locais para fornecer mochilas, dicionários, cadernos, canetas e giz aos alunos, numa cerimónia de entrega realizada em setembro, durante o Mês da Educação Básica e Alfabetização do Rotary.
Esta história foi originalmente publicada na edição de fevereiro de 2025 da revista Rotary.
Traduzido de Rotary projects around the globe – January 2025