Rotary International

Pessoas em ação pelo mundo – Abril de 2025

por Brad Webber

Equador

Reconhecendo a ligação entre doenças renais e problemas oculares, o Rotary Club de Quito Luz de América — “light of America” — realiza rastreios médicos e oculares gratuitos para pessoas com doença renal crónica. Fatores de risco comuns para a doença renal, como a hipertensão e o diabetes, podem danificar os vasos sanguíneos nos olhos, levando a problemas de visão e outros distúrbios. Mais recentemente, 10 membros do clube juntaram-se a especialistas de saúde em novembro para realizar exames a 100 pessoas no Teodoro Maldonado Carbo Hospital in Guayaquil. Interactores deram apoio. Três profissionais médicos ajudaram com os rastreios: um médico de clínica geral, um ginecologista e um líder de projeto formado em optometria e terapia visual, diz Olga Camacho, ex-presidente do clube. “Para concluir o dia, organizamos um espetáculo artístico para trazer alegria e esperança”, acrescenta.

10%

Percentagem da população mundial afetada por doença renal crónica.

Bermudas

Em outubro, as Guias juntaram-se aos seus pais e rotários num projeto de restauração da praia ao longo da Bailey’s Bay, no Hamilton Parish. “Elas recolheram mais de 1.000 peças de microplásticos, várias latas de alumínio, papel, plásticos grandes e cordas que estavam na praia perto dos mangais,” diz Cathy Bassett, líder do grupo de escoteiras e educadora de longa data, que é presidente do Rotary Club de Hamilton. As meninas, com idades entre os 7 e os 10 anos, estão a estudar a preservação dos mangais nas Bermudas, afirma Bassett. As escoteiras também realizaram um estudo geográfico da areia para aprender o que dá às praias das Bermudas a sua cor distinta de rosa. Os mangais, arbustos e pequenas árvores que pontuam as águas rasas ao longo de partes da costa de 75 milhas apoiam a biodiversidade.

51 acres

Cobertura de mangais nas Bermudas.

Inglaterra

O Rotary Club de Darlington angariou quase 160.000 dólares nos últimos 14 anos ao dar uma nova utilidade às árvores de Natal. Em janeiro, mais de 70 rotários e amigos recolheram 18.000 árvores para serem trituradas e vendidas a um processador de biomassa para gerar eletricidade. Equipas trabalharam na neve e no gelo durante dois dias para recolher as árvores e receber doações por cada recolha. O projeto é tanto uma ocasião social divertida como um serviço, diz David Hayward, que lidera a campanha desde o início. “Tudo é emprestado gratuitamente por apoiantes locais, inclusive uma espaçosa cafeteria de onde trabalhamos, as grandes carrinhas, um arborista a triturar todas as árvores, além de centenas de tortas e doces para manter os nossos voluntários bem alimentados,” afirma ele. “O sucesso depende do número de árvores, mais o entusiasmo, a dedicação, a energia e a diversão.” Os fundos angariados apoiam um hospício e outras instituições de caridade locais.

8 milhões

Árvores de Natal reais vendidas no Reino Unido em 2021

Holanda

Uma venda anual de livros, quebra-cabeças e outros itens em segunda mão é um exemplo da capacidade de angariação de fundos do Rotary Club de Venlo-Maas en Peel. Segundo Peter Elbers, governador eleito do Distrito 1550, durante três dias em janeiro, milhares de leitores compraram livros, totalizando 75.000 dólares – uma quantia recorde que foi direcionada à fundação beneficente do clube. Cerca de 140 rotários e outros voluntários trabalharam na feira, que o clube co-fundou há 36 anos. O evento é o resultado de um ano de trabalho, período em que os rotários separam e categorizam cerca de 450.000 livros num armazém cedido por um associado do clube, explica Elbers. Os livros que não são vendidos são separados para reciclagem. “Algumas pessoas vêm todos os anos para comprar sacos cheios de livros e depois devolvem-nos como doação no ano seguinte”, relata Elbers. “E depois, claro, compram outros livros mais uma vez – é uma boa maneira de implementar uma circulação ecologicamente correta.”

43 milhões

Livros comprados na Holanda em 2024

Vietname

Quando uma professora de uma escola de ensino básico nas montanhas do Vietname explicou que muitas das famílias dos seus alunos tinham dificuldades em comprar roupas para o frio, o Rotaract Club de One Million Lives Saigon organizou uma campanha de recolha. Em dezembro, os rotaractianos entregaram 1.000 peças de vestuário a aldeias que abrigam grupos de minorias étnicas indígenas na província de Dak Lak, a mais de 240 quilómetros da sede do clube, na cidade de Ho Chi Minh. “Apesar da jornada desafiadora, temos o compromisso de oferecer apoio para melhorar as condições de vida dessas pessoas”, disse Thi Duong, presidente do clube. Mais de 100 adultos e crianças receberam roupas ligeiramente usadas, como casacos, spatos, luvas, cachecóis e outros acessórios, que foram enviados para a escola juntamente com alimentos básicos.

Artigo originalmente publicado na edição de abril de 2025 da revista Rotary.

Traduzido de Rotary projects around the globe – April 2025