rotaract
Rotaract, Rotary Portugal D1970

Novo Rotaract Club de Monção com as expetativas “lá em cima”

O Rotaract Club de Monção foi oficialmente criado no dia 29 de julho, após uma ideia que já conta com dois anos.

A iniciativa para a criação do clube partiu de ex-elementos do Interact Club de Monção após terem atingido a idade limite que lhes permitia permanecer como membros. Aproveitando o facto de se conhecerem de um projeto nacional que mobilizou os jovens, e, mais concretamente, os Monçanenses, o novo clube facilmente atraiu membros, contando com onze elementos.

Maria Guedes, a Presidente do novo clube, revelou haver já projetos delineados. Uma das iniciativas, a Loja Solidária, pretende vender, a preços simbólicos, produtos doados; a receita reverterá para uma causa. Uma outra área de atuação será junto dos estudantes do Ensino Secundário, e permitir-lhes-á o contacto com profissionais e o mercado de trabalho, facilitando-lhes a escolha do percurso académico. Está também planeado um ciclo de palestras denominado “Início de Vida Adulta”, que pretenderá esclarecer os jovens recém formados ou em início de vida ativa, auxiliando-os em área diversas, tais como redigir um Curriculum Vitae ou requisitar documentação numa repartição pública.

“As expetativas estão lá em cima! O Distrito tem-nos acompanhado e dado apoio, por isso o clube tem tudo para correr bem”, disse Maria Guedes, que confidenciou vir de uma família com presença no movimento rotário.

Jennifer Jones, em carta dirigida aos membros fundadores, congratulou-os pela criação do Rotaract Club de Monção, e recordou a importância dos valores rotários, da amizade e do compromisso de servir.

O Rotaract é um programa internacional de jovens cujo objetivo é, sobretudo, o desenvolvimento da capacidade de liderança e do sentido de responsabilidade profissional e social dos seus membros tendo em vista melhores relações entre os povos através da amizade e prestação de serviços. O Distrito 1970 do Rotaract, criado em 1983, está presente no Norte e Centro de Portugal.