Nova comissão interpaíses Portugal-EUA formalizada na Convenção do Rotary em Calgary
Cerimónia decorreu no Peace Park, reforçando laços rotários transatlânticos com foco na paz e entendimento internacional.
No passado dia 24 de junho de 2025, durante a Convenção do Rotary International em Calgary, no Canadá, foi formalizada a criação da nova Comissão Interpaíses (CIP) Portugal-EUA, um passo importante no fortalecimento das ligações transatlânticas do movimento rotário.
A cerimónia de assinatura decorreu no Peace Park da Casa da Amizade, com a presença de Nathalie Huyghebaert, Presidente do Conselho Executivo das Comissões Interpaíses do Rotary International, e de diversos líderes rotários dos dois países. Do lado americano, a Presidente da secção americana da CIP, Cindy Horsmann (D7430), esteve acompanhada pelos Governadores Elayne Boosick (D6650), Sherry Peckhoon Sim (D5240), Marty Metiva (D5010), Sue Archibald (D5500) e Katie Farrell (D7430), além da coordenadora nacional Claudine Schooley.
Do lado português, a Presidente da Secção Portuguesa da CIP, Ilda Brás, assinou digitalmente, estando representada presencialmente por Margarida Carvalho, vice-presidente da secção portuguesa. Assinaram ainda os Governadores Paulo Taveira de Sousa (D1960) e, de forma digital, António Simões Pinto (D1970), que não pôde estar presente por motivos de saúde. O coordenador nacional português Alberto Guerra também marcou presença no ato.
Esta nova Comissão Interpaíses tem como compromisso principal a promoção da paz, do entendimento internacional e do fortalecimento das relações entre clubes rotários e comunidades de ambos os lados do Atlântico, através de projetos conjuntos, intercâmbio cultural e partilha de experiências de serviço.
A cerimónia contou ainda com a presença de rotários portugueses, americanos e de outras nacionalidades, entre os quais Ann Marie Muchet, Governadora do Distrito 1690, sublinhando o caráter internacional e de união que marcou este momento histórico para o Rotary.








