Mensagem Mensal do Governador, janeiro de 2025
Artigos do Governador 2024/25

Mensagem mensal do Governador – janeiro de 2025

SERVIR EM ROTARY ATRAVÉS DAS NOSSAS PROFISSÕES

Em janeiro assinalamos, em Rotary, a importância dos serviços profissionais.

Os clubes rotários são, por definição, constituídos por profissionais, ainda ativos ou já no usufruto do merecido descanso após uma intensa vida de trabalho. É uma marca fundante de Rotary, pela qual somos conhecidos e reconhecidos.

Através do exercício das nossas profissões, com ética, dedicação e responsabilidade, somos convocados a servir. Lembrar a ideia fundadora de Rotary, leva-nos a recuar a 23 de fevereiro de 1905 e a recordar o pensamento e a visão de Paul Harris quando criou o Rotary Club de Chicago: profissionais de diversos setores de atividade podem e devem partilhar ideias, estreitar laços e fazer amizades duradouras.

Daqui até à primeira iniciativa de serviços humanitário – a reunião, em 1907, com entidades públicas tendo em vista à instalação de sanitários na cidade de Chicago – foi um caminho rápido e natural.

Barry Rassin, Presidente de Rotary International no ano 2018/19, definiu os serviços profissionais como o ponto onde se cruzam as nossas vidas em Rotary e as nossas vidas como profissionais.

Por isso, é tão importante a diversidade de profissões nos nossos clubes. Através delas e das distintas áreas que representam podemos atuar em muitos setores nas comunidades, aplicando os conhecimentos e habilidades que possuímos numa multiplicidade de projetos em prol do bem comum.

É em janeiro que os clubes devem indicar os profissionais do ano que pretendam homenagear. Estas homenagens são deveras importantes, representando não apenas o reconhecimento da excelência profissional de membros das comunidades, como também a sólida integração, nelas, dos próprios clubes e, ainda, a criação de condições únicas para a atração de novos associados.

O reconhecimento do mérito profissional não deve ser apenas entendido como direcionado para o exterior. Algo tão simples como pedir aos nossos companheiros para que, numa reunião de companheirismo ou num evento público, falem das suas profissões, das suas experiências de trabalho e nos contem as interessantes histórias que certamente foram marcando as suas vidas, fará toda a diferença ao nível da valorização pessoal dos próprios, fortalecerá o seu sentimento de pertença ao clube e enriquecerá em conhecimento todos os associados.

Em muitos momentos das nossas vidas necessitamos de bens e serviços diversos. Muitos deles, senão a totalidade, conseguiremos encontrá-los disponibilizados por Companheiros rotários, no exercício das suas profissões. A confiança, o companheirismo e a amizade que nos deve unir facilitará sobremaneira as nossas opções. 

No dealbar deste ano de 2025, reflitamos, pois, sobre a importância da nossa profissão e de quão poderosa ela pode ser como instrumento para a realização de mudanças positivas e duradouras, na nossa vida e na das comunidades que servimos.

António Simões Pinto, Governador do Distrito 1970