Mensagem mensal do Governador – fevereiro de 2025
CONSOLIDAÇÃO DA PAZ E PREVENÇÃO DE CONFLITOS – UMA HISTÓRIA COM 120 ANOS
O tempo que vivemos apresenta-se pródigo em conflitos entre nações, em instabilidade política e em relações de poder que colocam em causa o modo de vida a que estamos habituados.
Os rotários são, em todo o mundo e desde os primórdios da nossa história com 120 anos, chamados a promoverem a paz e a agirem ativamente na prevenção de conflitos.
Ainda antes do início da primeira guerra mundial, mais precisamente na Convenção de Rotary de 1914, foi proposto, e aprovado, que a então Associação Internacional de Rotary Clubs usasse a sua influência em prol da manutenção da paz entre as nações. Em 1921, na Convenção de Edimburgo, os estatutos da Associação foram alterados, passando a neles estar incluído o objetivo de “ajudar na promoção da paz e boa vontade internacional através de uma irmandade de homens de negócios e profissionais de todas as nações unidos no ideal rotário de servir”.
Em 1940, na Convenção desse ano, Walter Head, então presidente de Rotary International, pediu aos rotários que encontrassem uma maneira diferente e melhor de resolver conflitos internacionais que não através da violência.
Fomos, em 1945, uma das organizações convidadas a integrar a delegação americana na conferência que haveria de dar origem à Organização das Nações Unidas, com a qual continuamos comprometidos em criar mudanças duradouras na vida das pessoas e melhorias nas relações entre países e comunidades, com o objetivo de criar um mundo onde impere a paz.
Em 1999 foi criado o programa dos Centros Rotary pela Paz, que tem formado líderes habilitados a construírem soluções inovadoras, sustentáveis e mensuráveis, para a resolução de problemas nas áreas dos direitos humanos, das relações internacionais, da saúde e do desenvolvimento global, fomentando a paz e a compreensão entre nações. Aos sete centros já existentes (Chulalogkorn University, na Tailândia, Duke University/ University of North Caroline, nos Estados Unidos, University of Bradford, na Inglaterra, International Christian University, em Tóquio Japão, University of Queensland, em Brisband, Austrália, Makerere University, no Uganda e Uppsala University, na Suécia), junta-se, agora, o Centro Rotary Pela Paz na Bahçesehir University, em Istambul, Turquia, cujo lançamento será reconhecido neste mês de fevereiro (20 a 22) durante a Conferência Presidencial da Paz de 2025, liderada pela Presidente Stephanie Urchick.
O nosso papel de influenciadores de soluções conducentes à paz tem sido constante e notável.
A “Paz Positiva”, que procuramos, não é apenas a ausência de guerra. Começa em cada um de nós e é o respeito pela sobrevivência, pela liberdade, pela identidade, pelo bem-estar, enfim, pelos direitos humanos. Trabalhar na construção desta cultura de paz é nossa responsabilidade enquanto rotários, mormente nos tempos que vivemos, mormente no ano em que Rotary celebra os 120 anos de existência.
A escolha do tema da 42ª Conferência do Distrito 1970 (Estarreja, 23 a 25 de maio) foi, assim, óbvia: CAMINHOS PARA A PAZ. São estes caminhos que vos peço que continuemos a trilhar.
António Simões Pinto, Governador do Distrito 1970